Conecte-se conosco

Acre

Sinteac: candidatos derrotados vão à Justiça para tentar impedir posse de Rosana

Publicado

em

Da redação, com Fábio Pontes

O professor Justino Queiroz disse que vai entrar com uma ação Justiça/Foto: Agência ContilNet

O professor Justino Queiroz disse que vai entrar com uma ação Justiça/Foto: Agência ContilNet

Os cinco candidatos derrotados ao cargo de presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) entrarão com um pedido de liminar, na tarde desta sexta-feira, 30, junto à Justiça do Trabalho tentando a suspensão da posse de Rosana Nascimento, que deve ocorrer no próximo dia 5 de setembro.

Além da não posse da candidata vitoriosa, eles vão pedir a anulação do processo eleitoral e a convocação de uma nova disputa. Ao todo, Rosana da CUT, como também é conhecida, recebeu 1.978 votos.

Esta vantagem, porém, é questionada pelos adversários que apontam uma série de irregularidades. De acordo com Waldir França, algumas das urnas foram violadas, enquanto outras chegaram a permanecer nas escolas sem irem para a quadra do Colégio Acreano, escolhido como local da apuração.

França ainda aponta uma possível atuação tendenciosa da comissão eleitoral. O candidato, que vinha como de oposição, disse que toda a estrutura do governo estava em benefício de candidata vencedora.

Procurada pela reportagem, Rosana Nascimento disse que as acusações de fraude não procedem. “O processo foi todo transparente, tanto que a nossa chapa foi a que menos contou com fiscais”, afirma. De acordo com ela, seus próprios concorrentes deram sumiço em urnas quando da confusão envolvendo a PM.

“Não há nenhuma razão para impugnarem a eleição, não cometemos nenhuma irregularidade, cumprimos tudo o que manda nosso estatuto, agora se eles se acham prejudicado é um direito recorrer à Justiça”, declarou Rosana.

Comentários

Acre

Após horas de interdição, AC-40 tem tráfego de veículos liberado

Publicado

em

Por Leônidas Badaró

Durante a manhã desta quinta-feira, 23, o tráfego de veículos na AC-40 próximo ao município de Senador Guiomard foi interditado por questões de segurança.

A forte chuva provocou o transbordamento de uma açude à beira da rodovia federal que fez com que o tráfego fosse interrompido. Por causa da interdição, uma fila de cerca de mais de três quilômetros se formou no local e alguns motoristas que vinham dos municípios do Alto Acre para a capital acreana acabaram desistindo da viagem.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local e foi avaliado que a estrada não sofreu avaria. Com a diminuição da chuva, o tráfego foi liberado no início da tarde desta quinta e os veículos puderam seguir viagem.

Comentários

Continue lendo

Acre

Nery tem nova data de audiência e julgamento no caso da morte de garoto de 13 anos

Publicado

em

Sargento da Polícia Militar do Acre, Erisson de Melo Nery – Foto: arquivo pessoal.

Por Raimari Cardoso

A 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Rio Branco designou para o próximo dia 30 de agosto, às 10 horas, a audiência de instrução e julgamento do sargento Erisson Nery no caso do assassinato do garoto Fernando de Jesus, de 13 anos, ocorrido em 2017, quando o menor tentou furtar a casa do militar, na capital.

A audiência seria realizada em agosto do ano passado, mas foi suspensa a pedido do promotor público Carlos Pescador em razão da ausência de duas testemunhas. Nesta etapa da ação penal, a justiça decidirá se Nery será ou não pronunciado, ou seja, se vai ou não ser submetido ao júri popular.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, após o homicídio, Nery e um colega de farda, Ítalo de Souza Cordeiro, lavaram o corpo da vítima e os arredores do local, alterando a cena do crime.

O MP também afirma que eles colocaram uma pistola na mão direita do cadáver para sustentar a alegação que o ato foi praticado em legítima defesa. Antes da chegada da perícia, porém, a arma foi movida para uma distância de cerca de 13 centímetros da mão do garoto.

Na audiência que não foi realizada, seria proposta a suspensão condicional do processo em relação ao réu Ítalo, conforme parecer do Ministério Público. Cordeiro, no caso, não responde pelo homicídio, mas por crime de fraude processual.

À época, o advogado Wellington dos Santos, que atua na defesa do sargento Nery, disse que no final será comprovado que o militar agiu em legítima defesa.

Em outro caso de grande repercussão, Nery é acusado de tentativa de homicídio contra o estudante de medicina Flávio Endres de Jesus Ferreira, à época com 30 anos de idade.

O crime aconteceu em novembro de 2021 em um bar na cidade de Epitaciolândia. Neste processo, Nery, que recentemente foi expulso da Polícia Militar do Acre (PMAC), já foi pronunciado e irá a julgamento em Epitaciolândia em data ainda não marcada.

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC inaugura unidade ministerial em Assis Brasil nesta sexta-feira

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realizará nesta sexta-feira, 24, a inauguração da unidade ministerial Procurador-Geral de Justiça Jersey Nazareno de Brito Nunes, no município de Assis Brasil.  

A entrega da unidade será feita pelo procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, em evento que iniciará às 11h. O prédio está localizado na Rua José do Bonfim, 345, no centro da cidade.

As novas instalações do MPAC em Assis Brasil resultam da destinação de uma emenda parlamentar concedida em 2020 pelo então deputado federal Alan Rick, a fim de proporcionar melhores condições de trabalho aos integrantes da instituição e melhor atendimento ao cidadão.

Comentários

Continue lendo

Em alta