Sinhasique pede esclarecimentos de mortes de bebês ocorridas no Santa Juliana

A presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputada estadual Eliane Sinhasique (MDB), apresentou, na manhã desta quarta-feira (4), requerimento solicitando a presença dos diretores do Hospital Santa Juliana na Casa Legislativa para esclarecer as mortes de duas crianças, ocorridas na Maternidade da Unidade.

O requerimento pede que o diretor geral, Marcos Paulo, o diretor clínico e responsável pelo serviço de obstetrícia, Dr. Jessé Câmara e a diretora técnica, Dra. Maria do Socorro, do Hospital Santa Juliana, compareçam à Aleac, na próxima quarta-feira (11), às 9h30, para serem ouvidos pelas Comissões de Direitos Humanos e de Saúde da Casa.

“Essas mortes foram denunciadas ontem, aqui na tribuna desta Casa, pelo deputado Raimundinho da Saúde (Podemos). Eu acho que todas as mortes precisam ser esclarecidas. Não podemos condenar ninguém antes de ouvir todos os envolvidos”.

Segundo o deputado Raimundinho, mães denunciaram negligência nos partos realizados no Hospital.

A parlamentar citou mais casos do descaso do Governo do Estado com a saúde da mulher. “Por falta de lamínulas, o exame preventivo do câncer de colo de útero (PCCU) não estava sendo realizado no Centro Oncológico do Acre (Cecon)”.

Falou também da dificuldade de se fazer histerectomia no Estado. “As mulheres precisam se humilhar, praticamente implorar, para conseguir realizar a histerectomia, mesmo cumprindo todos os requisitos. É inadmissível que não pensem nas necessidades das mulheres”, declarou Sinhasique.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Assessoria