Sinhasique denuncia que aparelhos de endoscopia da Fundação estão quebrados

A peemedebista Eliane Sinhasique denunciou, na manhã desta quarta-feira (5), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), que os 2 aparelhos de endoscopia da Fundação Hospitalar de Rio Branco estão quebrados há mais de ano e que apenas urgências estão sendo atendidas.

“No dia 13 de agosto de 2015, eu falei nessa tribuna da situação dos aparelhos de endoscopia da Fundação Hospitalar. Naquele momento, eu pedi ao então secretário de saúde, Armando Melo, que me repassasse informações referentes ao exame e ele me informou que o serviço encontrava-se em manutenção e até hoje, um ano depois, as máquinas continuam quebradas”.

A parlamentar ressaltou a importância do exame no diagnóstico de doenças graves como o câncer de estômago. “Segundo dados do Ministério da Saúde, o Acre é um dos estados que mais tem apresentado pessoas com câncer de estômago. Isso é muito grave. Para diagnosticar esse câncer, é preciso fazer o exame de endoscopia”.

Segundo ela, hoje mesmo foi procurada em seu gabinete pelo senhor Antônio Pedro que disse estar na fila de espera do exame há mais de ano. “Seu Antônio Pedro pediu pelo amor de Deus que eu o ajudasse, pois ele teme que esteja com câncer de estômago e não consegue fazer o exame de endoscopia”.

Para solucionar o problema, a parlamentar sugere que o Estado faça um convênio com uma clínica particular. “Precisamos atender a demanda”.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima