Sindmed entra na Justiça contra o Estado por causa de cortes de gratificações e de titulações

O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) entrou na Justiça contra o governo do Estado para obrigar que sejam retomados os pagamentos do adicional por titulação e da gratificação de urgência e emergência. Os benefícios, previstos em lei, estão sendo negados aos profissionais.

Presidente do Sindmed, José Ribamar

O presidente do Sindmed-AC, José Ribamar Costa, afirmou que a categoria não vai admitir o corte ilegal na folha de pagamento.

“O governo não quer conceder ganhos para a categoria e ainda retira as gratificações previstas em lei. Isso é um descaso com a classe”, afirmou o sindicalista.

De acordo com Ribamar Costa, o corte da Urgência e Emergência foi feito sem aviso prévio, prejudicando várias famílias e descumprindo acordos firmados.

“Parece que os gestores do governo do Estado odeiam os médicos, parece uma perseguição contra o médico. A gestão pública está oferecendo o direito apenas a alguns profissionais e penalizando milhares, cometendo um ato desumano e ilegal”, protestou o presidente do Sindicato.

A legislação e o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) determina o pagamento de adicional de urgência e emergência a todos os profissionais que trabalham em hospitais nos setores de urgência e emergência.

Titulação

Os médicos aprovados no último concurso têm o direito a um adicional por especialidade, o que também está previsto em legislação e no próprio edital do certame, mas o valor nunca foi pago.

“Os gestores reclamam da falta de interesse de especialistas em ficarem no Acre, mas o profissional não é valorizado por eles, então o médico especialista acaba indo embora ou nem chega a se instalar no Estado, porque recebe propostas melhores em outros Estados”, detalhou o presidente do Sindmed.

Negociações

Além dos dois processos contra o governo do Estado, o Sindmed tenta retomar as negociações para que a categoria consiga melhorias. Ao todo, 16 itens estão na pauta de reivindicação, entre eles é o adicional de interiorização aos trabalhadores que moram nos municípios pequenos. As propostas estão sendo feitas pelos representantes do Sindmed desde 2010.

“O adicional de interiorização é um incentivo para que o profissional se instale nos municípios pequenos. Nossa proposta é um aumento para aumentar o número de médicos atendendo no interior”, finalizou Ribamar Costa.


 

Da Assessoria

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima