Sinal de 5G em Rio Branco já pode ser acionado a partir do dia 6 de outubro

Rio Branco, Belém, Macapá, Manaus e Porto Velho poderão ativar o 5G de 3,5 GHz a partir do dia 6 de outubro, concluindo a etapa inicial de implantação da tecnologia no país.

Segundo Moisés Moreira, conselheiro da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a previsão é que a liberação seja feita nessa data. A ativação das antenas pelas operadoras, contudo, só ocorre com a aprovação da agência.

O Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência), presidido por Moreira, deve se reunir no dia 4 de outubro para formalizar a liberação da conexão nas cidades.

As cinco capitais somam-se às outras 22 que receberam a conexão nos últimos meses. O ponto de partida foi Brasília, no dia 6 de julho. Em São Paulo, a conexão chegou em 4 de agosto.

A meta definida pela Anatel para as operadoras é de uma antena de 5G a cada cem mil habitantes. O cronograma atrasou devido à falta de equipamentos vindos da China, que decretou lockdown por causa de uma nova onda da pandemia de Covid-19.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
folha do acre