fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Setembro Dourado: Raimundo Castro destaca a importância de debater sobre câncer infantojuvenil

Publicado

em

Por Marcela Jansen

Atendendo a requerimento do vereador Raimundo Castro, a Câmara Municipal de Rio Branco realizou na quinta-feira, 14, uma Tribuna Popular no qual debateu sobre a campanha Setembro Dourado, “setembro dourado”, que tem a finalidade de chamar a atenção da população sobre o câncer em crianças e adolescente.

Na ocasião, a Casa Legislativa recebeu as médicas Valéria Pereira, Oconpediatra; Ariele Fernanda, Oftalmo-Oncológica; John Lenon, gerente administrativo da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON); e a senhora Eduarda Cristina, paciente oncológica da Unacon.

O vereador Raimundo Castro destacou a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura da doença “O câncer é hoje a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes brasileiros e tem grandes chances de cura quando o diagnóstico precoce é associado a um tratamento de qualidade. Quanto mais cedo identificamos os sinais e sintomas do câncer infantil, maiores são as chances de cura e a qualidade de vida dos sobreviventes” disse o parlamentar ao incentivar a massificação do debate.

O parlamentar apresentou também um projeto de lei no que institui no município de rio Branco a campanha Setembro Dourado. “A campanha tem o objetivo de desenvolver ações de mobilização, conscientização, detecção, prevenção e diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. É preciso também alertar e conscientizar profissionais de saúde, pais e sociedade em geral sobre os sinais e sintomas para detecção de diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil”, frisou Castro.

A Oconpediatra, Dra. Valéria Pereira, pontuou sobre a necessidade de unidades especializadas em tratamento de câncer estarem equipadas e com profissionais especializados. “O Hospital do Câncer oferece atendimento, quimioterapia, radioterapia, cirurgia e o tratamento multidisciplinar, médicos, Enfermagem, Fisioterapia, psicólogos e Serviço Social e, junto a nossa equipe a Casa de Apoio. O Unacon precisa de especialização dos profissionais para tratar o câncer, e não pode ser qualquer pessoa, tem que ter uma formação específica para isso”, disse.

E acrescentou: “precisamos de mais apoios para receber os pacientes que vem do interior. O governo do Estado dá passagem e transporte, mais se a pessoa vem do seringal como ela vai ficar aqui? (…) as casas de apoio lotam e a gente precisa de mais, precisamos de um apoio muito maior que o custo”, disse a Dra. Valéria.

A médica lembrou que o auxílio do INSS só é concedido aos pacientes quando não possuem outra fonte de renda. “Esse recurso ajuda muitas pessoas com comida, abrigo, contas, mas nem todo mundo está apto a receber. A maioria das vezes o câncer não é o grande problema, o maior são os problemas socioeconômicos”, ressaltou.

Por fim, o vereador Castro apresentou Indicação solicitando a entrega de Moção de Aplauso aos convidados. “Uma justa homenagem a essas pessoas que desenvolvem um trabalho importante de mobilização, conscientização, detecção, prevenção e diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil”.

Sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil

– Palidez, hematomas ou sangramento, dor óssea;

– Caroços ou inchaços – especialmente se indolores e sem febre ou outros sinais de infecção;

– Perda de peso inexplicada ou febre, tosse persistente ou falta de ar, sudorese noturna,

– Alterações oculares – pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos;

– Inchaço abdominal;

– Dores de cabeça, especialmente se incomum, persistente ou grave, vômitos (em especial pela manhã ou com piora ao longo dos dias);

– Dor em membro ou dor óssea, inchaço sem trauma ou sinais de infecção;

– Fadiga, letargia, ou mudanças no comportamento, como isolamento;

– Tontura, perda de equilíbrio ou coordenação.

Tratamento

O tratamento corresponde a um trabalho coordenado por uma equipe multidisciplinar (oncologistas pediatras, cirurgiões pediatras, radioterapeutas, patologistas, radiologistas, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos e fisioterapeuta).

Pela sua complexidade, o tratamento deve ser feito em centros especializados e compreende três modalidades principais (quimioterapia, cirurgia e radioterapia), sendo aplicado de forma racional e individualizada para cada tumor, observando as características biológicas e a sua extensão. A atenção integral dada à criança e ao adolescente no seu contexto social e familiar é tão importante quanto o tratamento recebido. A cura não deve se basear somente na recuperação biológica, mas também no bem-estar e na qualidade de vida do paciente, como preconizado pelo INCA.

É importante que os pacientes curados continuem o acompanhamento na clínica de seguimento para possibilitar o reconhecimento precoce e os cuidados apropriados em caso de complicações tardias.

Comentários

Flash

Executiva municipal do PP indica Alysson Bestene para candidato à prefeito, informa Socorro Neri

Publicado

em

A presidente da Executiva Municipal do PP, deputada federal Socorro Neri, confirmou que a agremiação escolheu, por aclamação unânime, neste sábado, o nome do sec. Alysson Bestene, como pré-candidato a prefeito da capital nas próximas eleições. Neri informou também que as negociações efetivas para vice de Alysson só serão realizadas no momento oportuno, com clareza e transparência, acerca das alianças partidárias a serem formadas.

Neste sentido, num encontro bipartidário realizado anteriormente entre a Executiva Municipal do PP e PSDB, surgiu como indicativo o nome do ex-reitor da Ufac, Minoro Kimpara, como vice de Alysson Bestene para as eleições majoritárias. Segundo o tucano Luiz Gonzaga, presidente da Aleac, “a reunião serviu como primeiro passo para a formação de uma frente ampla que buscará o apoio de outros partidos”

Presente ao encontro com o PSDB, a deputada Socorro Neri reiterou que sua agremiação busca alianças para que o PP seja o grande protagonista nas próximas eleições municipais, que tem no governador Gladson Cameli seu principal cabo eleitoral. A escolha de Alysson Bestene como pré-candidato, por 17/0, se deu após mais de 2 horas de reunião entre dirigentes e filiados. Atualmente, no Acre, o PP detém o Governo do Estado, 11 prefeituras e conta com 38 vereadores, além de 3 deputados estaduais, 3 federais e uma militância bastante considerável.

Agradecimento

Diante da decisão da Executiva Municipal do PP, Alysson Bestene expressou sua alegria pelas redes sociais. “Agradeço ao meu amigo e irmão, Gladson Cameli, parceiro de todas as horas, a nossa presidente, deputada federal Socorro Neri, e a todos os amigos progressistas”. E salientou sua determinação em construir um projeto político pautado em valores éticos e trabalhar por uma Rio Branco melhor.

Expulsão

Socorro Neri destacou ainda a abertura do pedido de expulsão contra o atual prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, acusado de infidelidade partidária. A solicitação foi feita por Zenon Filho, Hélio Nascimento, Cristiano Costa e Tiago Ribeiro. De acordo com a parlamentar, será feito um comunicado à Executiva Estadual para a abertura do procedimento.

Neri lembrou, uma vez mais, que o atual prefeito está filiado ao PP e cabe apenas a ele decidir se  permanece filiado ou não. “O que vai se estabelecer, com base no Estatuto do PP, é o processo de análise de julgamento acerca da infidelidade partidária resultante do pedido de expulsão”. Por seu lado, Bocalom reiterou que será candidato à reeleição pelo PP. “Só não serei candidato se for expulso do partido”, garantiu.

Comentários

Continue lendo

Flash

Inclusão – Prefeitura de Epitaciolândia encerra projeto Setembro Verde com festa para população

Publicado

em

A Prefeitura de Epitaciolândia, através das Secretarias de Educação e Saúde, realizou nesta quinta-feira, 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, uma grandiosa festa em alusão ao Setembro Verde.

Emocionante. Assim pode-se descrever esta noite. Com a temática “Inclusão começa no coração” foi mágico as apresentações das crianças. Elas cantaram, dançaram e encantaram o público, mostrando que todos são capazes de fazer o que quiserem, como o balé na cadeira de rodas, apresentação da música Ser diferente é normal em libras, entre tantas outras. Também tivemos pintura facial, espaço livre para criação artística dos pequenos, stands com exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos mediadores e assistentes educacionais, pula-pula, o Palhaço Pipoquinha animando as crianças, além da praça de alimentação.

Em sua fala, o Prefeito Sérgio Lopes reafirmou seu compromisso com a educação inclusiva no município. Ele destacou que é necessário lutar diariamente contra todo e qualquer tipo de preconceito e discriminação. Além disso, reforçou o empenho da gestão em intensificar melhorias no que diz respeito à acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência. “Nossa gestão já fez e fará muito mais por nossas crianças, este momento é unico, onde vamos celebrar todas as conquistas que temos alcançado” destacou.

A Secretária Municipal de Educação, Eunice Maia Gondim, acompanhou e se emocionou com a apresentação das crianças. “É uma sensação que não dá para descrever. Eu sei o trabalho incrível que proporcionam aqui. Ações assim são importantes para que a população conheça essa realidade”, disse.

“E também para que os pais entendam a importância do diagnóstico precoce, para que o tratamento seja iniciado na infância e o resultado seja ainda mais positivo. Temos que reconhecer e valorizar o trabalho de todos esses profissionais e pais que participam”, complementou a secretária.

Sobre a campanha

A campanha Setembro Verde teve início em 2022 no município, com o objetivo de tornar o mês de setembro o mês da visibilidade e luta pelos direitos das Pessoas com Deficiência.

O mês de setembro foi escolhido devido ao fato de ser o mês em que se começa a primavera. E, a cor verde foi escolhida porque dia 21 de setembro, Dia Nacional e Estadual de Luta da Pessoa com Deficiência é, também, o Dia da Árvore no Brasil. Verde significa esperança! E, para as pessoas com deficiência, a adoção do verde como cor da campanha, simboliza a esperança de alcançarmos a inclusão social e a luta contínua e ininterrupta para garantirmos sua implementação.

Estiveram presentes o Prefeito Sérgio Lopes, Primeira-dama Alliny Saldanha, Secretária de Educação, Eunice Maia, Secretária de Administração Regiane Moreira, equipe da secretaria de Educação, Nasf de Epitaciolândia, Anjo Azul, professores, funcionários e comunidade em geral.

Comentários

Continue lendo

Flash

Calor Abrasador: Idosos em risco de desidratação extrema – sede, tontura e confusão são alertas cruciais!

Publicado

em

O calor excessivo que assola grande parte do Brasil tem causado preocupações em relação à saúde dos idosos. Com as altas temperaturas, o risco de desidratação nessa faixa etária torna-se ainda mais significativo. A desidratação em idosos pode resultar em sintomas como confusão mental, agitação, prostração, tonturas e quedas, além de afetar a pele e mucosas. A prefeitura de São Paulo está emitindo orientações importantes para que as pessoas fiquem atentas a esses sinais durante os dias de calor extremo.

Desidratação: Um Perigo para os Idosos: Os idosos são particularmente vulneráveis à desidratação devido a mudanças em seus mecanismos de regulação de sede e à diminuição da capacidade do corpo de reter líquidos. O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Estado de São Paulo (SBGG-SP), Leonardo Brando Oliva, alerta que, mesmo quando o corpo precisa de hidratação, os idosos podem não sentir sede. O rim é o primeiro órgão afetado pela desidratação, e a falta de líquidos adequados pode levar a problemas relacionados à pressão arterial, como tonturas e quedas.

Como Combater a Desidratação: Uma das principais recomendações é estimular os idosos a consumir não apenas água, mas também outros líquidos, como água de coco, chá gelado, sucos leves e água saborizada, que podem ser mais atraentes para aqueles que não gostam de beber água pura. Além disso, é importante que os idosos vistam roupas leves, evitem exposição prolongada ao sol e permaneçam em ambientes bem ventilados.

Hora Certa para a Atividade Física: Para aqueles que praticam atividade física, a escolha do horário é crucial. Recomenda-se que os idosos realizem suas atividades no início da manhã ou no final da tarde, quando as temperaturas são mais amenas e o risco de desidratação é menor.

Prevenção e Sinais de Alerta: A prevenção da desidratação também inclui o uso de protetor solar, a manutenção de ambientes ventilados e o uso de umidificadores em dias de baixa umidade do ar. É essencial estar atento aos sinais de desidratação, que podem incluir boca seca, sede, redução do volume de urina e outros sintomas que podem evoluir para condições mais graves.

Buscando Ajuda Médica: Em caso de suspeita de desidratação em idosos, a orientação é procurar atendimento médico. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) ou Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são locais onde a avaliação médica pode determinar a necessidade de hidratação intravenosa. Em situações de emergência, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192.

Em meio a essa onda de calor, cuidar da saúde dos idosos é fundamental. Ficar atento aos sinais de desidratação e seguir as medidas de prevenção pode ajudar a garantir o bem-estar dessa população vulnerável durante os dias quentes.

Comentários

Continue lendo

Em alta