Sete novos casos suspeitos de febre chikungunya são registrados no AC

No primeiro boletim semanal divulgado em 2016 pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), disponibilizado nesta sexta-feira (8), aponta um aumento de sete novos casos suspeitos de febre chikungunya no Acre em comparação ao último levantamento, onde se contatou apenas 40 casos suspeitos.

Dos 47 casos suspeitos de febre chikungunya, Rio Branco manteve as 25 notificações; 13 em Xapuri, 3 em Cruzeiro do Sul e 6 em Brasileia. O boletim informa ainda que quatro notificações em Rio Branco já foram descartadas pelo laboratório referência instituto Evandro Chagas (IEC) e 43 estão sob investigação.

O levantamento consta ainda que alguns pacientes notificados em Rio Branco e Brasileia são provenientes de outros estados.

Dengue

Segundo o boletim, de janeiro a dezembro de 2015, foram notificados 13.659 casos suspeitos de dengue, sendo 4.818, confirmados, com registro de um óbito em Cruzeiro do Sul. Em comparação ao mesmo período de 2014 registrou-se 36.408 casos suspeitos de dengue, destes 27.305 foram confirmados.

Zika Vírus

O número de casos suspeitos de Zika vírus no Acre aumentou em uma semana, passando de 38 casos suspeitos para 43 até o dia 6 de janeiro de 2016, sendo três recém-nascidos de três puéperas que apesar de não apresentarem sintomas, devido os mesmos nascerem com microcefalia foram coletadas amostras para ZIKAV, IgG, IgM, diferencial para dengue e enviado ao laboratório de referência (IEC).

Na Maternidade Bárbara Heliodora, uma gestante no 3º trimestre de gestação e duas gestantes no 2º trimestre de gestação, foram notificadas. Além da coleta, foram orientadas sobre a importância do pré-natal e a realização de exames adicionais.

O boletim mostra que o índice de Infestação Predial nos município do estado do Acre, quatro municípios encontra-se em situação de risco de epidemia de dengue, seis em alerta e seis em situação satisfatória, segundo o Levantamento de Índice Rápido (LIRAa) realizado no mês de novembro de 2015.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima