Acre
Sete Estados assinam manifesto pedindo segurança nas regiões de fronteira e o Acre nem fica sabendo
Apesar de ter declarado que o Acre estava pior que a Colômbia de Pablo Escobar, o nome do governador Tião Viana não consta na ata
Creditando a alta dos índices de violência no Brasil à fragilidade de vigilância nas regiões de fronteira, que facilita a entrada de drogas e armas, governadores de sete estados divulgaram na quinta-feira (5), um manifesto solicitando ao Governo Federal mais recursos para fortalecer o combate o crime.
Mesmo o Acre sendo um estado que faz divisa com os maiores produtores de cocaína do mundo (Bolívia e Peru), e a crescendo onda de assassinatos ter aumentado em mais de 100% em 2017, classificando no ranking como estado com a maior taxa de homicídios por cada 100 mil habitantes e apesar de ter declarado que o Acre estava pior que a Colômbia de Pablo Escobar, o nome do governador Tião Viana não consta na ata dessas reclamações feitas pelos chefes dos executivos e enviadas ao presidente Michel Temer.
O fato é curioso já que em dados não oficiais, o Acre registrou quase 500 mortes e uma média de 19 roubos por dia. Fira isso, o ano mal começou e já se tem uma média de 1 morte por dia.
Além de mais recursos para fortalecer as áreas de segurança, os governadores pedem também a rediscussão nos regimes de progressão de pena para os presidiários, e da criação de um Fundo Nacional de Vigilância. Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Tocantins e o vizinho estado de Rondônia são os estados que assinam o manifesto.
A reportagem tentou falar por telefone com o Secretário de Segurança Publica do Acre, Emylson Farias, mas ele não foi localizado. Já o assessor de comunicação dele, Pedro Paulo, disse desconhecer tal manifesto de reclamações assinado pelos governadores dos Estados citados.
Comentários
Acre
Polícia Militar prende homem armado após tentativa de esfaqueamento no centro de Rio Branco
Vídeo nas redes sociais ajudou na identificação do suspeito. Arma branca utilizada no crime foi apreendida
A Polícia Militar do Acre (PMAC) prendeu, na tarde desta sexta-feira (6), um homem que tentou esfaquear um comerciante no centro de Rio Branco. A prisão foi realizada por uma guarnição de policiamento comunitário que atuava na região.
A ação começou após um vídeo circular nas redes sociais, mostrando o momento em que o suspeito tentava agredir o comerciante. Com base nas imagens e nas informações coletadas no local, os policiais identificaram as características do homem, conhecido na área por ser usuário de entorpecentes e por ameaçar frequentemente os moradores e comerciantes da região.
Durante patrulhamento, a equipe localizou o indivíduo na Rua Benjamin Constant, ainda portando a arma branca utilizada na tentativa de homicídio. Ele foi detido e conduzido à Delegacia Central de Flagrantes (Defla), onde está à disposição das autoridades.
A rápida ação da Polícia Militar destacou a importância do uso de informações compartilhadas pela população e pelas redes sociais para auxiliar na segurança pública e no combate à criminalidade.
Matéria relacionada:
VÍDEO: Homem com facão ameaça clientes de lanchonete no centro de Rio Branco
Comentários
Acre
Caminhão atola e forma fila na travessia do rio em Xapuri: Deracre garante melhorias necessárias no local
Mais um vídeo mostra a situação bastante complicada na travessia sobre o rio Acre em Xapuri
O problema na rampa da balsa que faz a travessia do Rio Acre no município de Xapuri se agravou ao longo desta sexta-feira, 5. Mais um vídeo mostra a situação bastante complicada na travessia sobre o rio Acre. Pela manhã, um veículo de pequeno porte teve dificuldades para sair do atoleiro.
Com o passar do dia e o fluxo de outros carros, a situação se agravou. Um novo vídeo que circula pelas redes sociais mostra uma fila de caminhões, um deles completamente atolado. Para tirar o caminhão do atoleiro, foi preciso o uso de uma retroescavadeira para solucionar o problema que nesta época do anos se agrava com as chuvas intensas na região.
Veja vídeo:
Após os vídeos viralizarem nas redes sociais mostrando as péssimas condições de acesso à balsa do município de Xapuri, o Deracre se posicionou por meio de nota.
Segundo o Deracre, os serviços estão em andamento com o objetivo de . A nota é assinada por Sula Ximenes, presidente do Deracre.
Após a divulgação das imagens nas redes sociais, o Deracre, responsável pela travessia, se posicionou informando que caçambas com material já foram encaminhadas para o município para da início aos trabalhos neste sábado é domingo, assim, o acesso da rampa do rio Acre no município será normalizado.
Comentários
Acre
Sebrae destaca potencial de negócios durante 2º Encontro da Rede de Sementes do Acre
Acontece nessa quinta (05) e sexta-feira (06), em Rio Branco, o 2º Encontro da Rede de Sementes do Acre com o objetivo de fortalecer a articulação entre os atores da rede, promover troca de experiências e construir estratégias colaborativas para ampliar o impacto da rede na preservação ambiental, restauração ecológica e na geração de renda sustentável no Estado do Acre.
Participam do encontro cerca de 40 produtores, além de estudantes, representantes de instituições públicas e privadas. A programação conta palestras e capacitações sobre legislação, técnicas sustentáveis, boas práticas de manejo de sementes nativas, precificação e comercialização das sementes.
O diretor técnico do Sebrae no Acre, Kleber Campos, observa que o mercado de sementes é uma promissora oportunidade de negócio no estado, especialmente com o aumento das iniciativas globais e nacionais voltadas para a recuperação de áreas degradadas, reflorestamento, projetos de carbono neutro e demanda por sementes de espécies nativas.
“Nós estamos em um importante ecossistema, o bioma Amazônico. Esse encontro visa promover a reflexão como podemos utilizar todo esse potencial para transformar em negócios sustentáveis. O Sebrae contribui apontando as possibilidades de empreendedorismo no segmento e apoiando na modelagem dos negócios por meio da realização de capacitações, planos de negócios, planejamento estratégico, intercâmbios e acesso a mercados”, destacou Campos.
O Sebrae realiza projetos que incentivam a Bioeconomia no Acre utilizando sementes florestais, como, por exemplo: viveiros, mudas, artesanato e reflorestamento.
De acordo com o gestor de Bioeconomia do Sebrae no Acre, Francinei Santos, a atuação conjunta das instituições permitiu o mapeamento e a formulação de estratégias para fortalecer o potencial de negócios nesse segmento das sementes florestais. “Isso demonstra a importância da Rede de Sementes que atua na integração de todos os entes envolvidos e auxilia, especialmente, no ambiente de negócios”, disse.
O 2º Encontro da Rede de Sementes do Acre é uma realização Governo do Acre, Funtac, Sema, Seict, Sebrae, FGV Europe, Conservação Internacional, Banco Mundial, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Você precisa fazer login para comentar.