Geral

Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Rio Branco é suspensa devido à falta de consenso sobre comissões parlamentares

Por Dell Pinheiro

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Rio Branco, prevista para esta terça-feira, 4, foi suspensa e só deverá ser retomada na quarta-feira, 5, após a falta de consenso na formação das comissões parlamentares. A decisão foi confirmada pelo presidente da Casa, vereador Joabe Lira (União Brasil), que explicou que o impasse ocorreu devido à necessidade de ajustes na distribuição das comissões entre os blocos parlamentares.

De acordo com Lira, a criação de dois blocos – um composto por PT e MDB e outro por PL e União Brasil – exige uma análise cuidadosa da proporcionalidade na distribuição das comissões, para garantir que os assentos sejam alocados de forma justa. “Está sendo aplicada a regra da proporcionalidade, e a assessoria jurídica da Câmara vai emitir um parecer para definir a composição de cada bloco, garantindo que as normas sejam seguidas antes da votação das comissões”, detalhou o presidente.

A situação já indicava que a votação das comissões não ocorreria nesta terça-feira. Durante a sessão, um representante da Prefeitura de Rio Branco esteve presente no plenário para tentar intermediar a questão, mas não obteve sucesso, o que levou à suspensão da reunião.

Agora, aguarda-se a análise e o parecer da assessoria jurídica para que, na sessão de amanhã, a composição das comissões possa ser definida e as votações sejam realizadas de acordo com as regras estabelecidas.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima