Servidores federais paralisam atividades e ameaçam greve por tempo indeterminado

“Se o projeto nao for aprovado e nossas conquistas não forem alcançadas iremos paralisar na sexta-feira”, disse sindicalista

Da ContilNet Notícias

Servidores das Justiças Federal, do Trabalho e Eleitoral paralisaram suas atividades na manhã desta quarta-feira (10) em todo o País em reinvidicaçao a reajuste salarial. A paralisação também ocorreu no Acre e durou até a assembleia geral da categoria realizada ao meio dia, onde ficou deliberado que aguardarão a votação do Projeto de Lei 28/2015 na Câmara Federal às 20 horas desta quarta para decidir se entrarão em greve.

Servidores federais paralisaram suas atividades nesta quarta-feira/Foto: Selmo Melo/ContilNet Notícias

A paralização foi coordenada pela direção do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal, do Trabalho e Eleitoral (Sinpojufes), que garante que há nove anos nao há reajuste salarial para as três categorias.

Para o presidente do Sinpojufes, Josemir Melo, a categoria preferiu esperar o final da votação em Brasília para decidir o que será feito nos próximos dias.

“Se o projeto nao for aprovado e nossas conquistas não forem alcançadas iremos paralisar na sexta-feira (12) e poderá haver greve por tempo indeterminado”, garantiu  Josemir.

O PL 28 oferece a proposta de aumentar os salários das categorias diante das perdas inflacionárias ocorridas nos últimos nove anos e do plano de carreira do Poder Judiciário da União. Para os servidores das respectivas instituições ligadas ao Judiciário, os vencimentos “se encontram defasados perante as carreiras análogas do Executivo e do Legislativo federais”.

“Se não aprovarem nós somos amparados pela Constituição e podemos sim realizar a greve. Nada nos impede”, diz Osman Sales, servidor da Justiça Eleitoral.

Os trabalhadores aguardam que pelo menos metade do reajuste de 10% seja pago; caso não seja, a greve iniciará e os órgãos paralisarão por tempo indeterminado, deixando o funcionamento de apenas 30% do serviço atuando.

“Se pelo menos metade deste reajuste for pago, nós estaremos satisfeitos, mas se nao acontecer como esperamos haverá paralização e só os serviços essenciais funcionarão”,  destacou Josemir Melo, presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça Eleitoral e Federal do Acre.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima