fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Serviço de acolhimento familiar da Capital é referência no cuidado a crianças em situação de vulnerabilidade social

Publicado

em

7 famílias estão habilitadas a acolher as crianças e 3 estão com crianças sob o acolhimento (Foto: Wal Fernandes)

O Família Acolhedora alcança famílias ou indivíduos habilitados e acompanhados pelo serviço de acolhimento familiar. O serviço recebe, voluntariamente em suas casas, por período, crianças e adolescentes em situação de guarda provisória com possibilidade ao retorno à família de origem oferecendo-lhes cuidado integral e convivência familiar e comunitária.

Em Rio Branco, 7 famílias estão habilitadas a acolher as crianças e 3 estão com crianças sob o acolhimento. O serviço é gerido pela Prefeitura de Rio Branco e supervisionado pelo Tribunal de Justiça do Acre, por meio Vara da Infância e Juventude. As famílias se encontram duas vezes por ano para dividir as experiências.

“Cada encontro trazemos um tema, às vezes é acolhimento, às vezes é amor, às vezes é desapego, e nesse encontro nós tivemos a ajuda do Corpo de Bombeiros do Acre que nos deu um treinamento sobre primeiros socorros, porque às vezes, a criança ou um adolescente chega em sua residência, e às vezes tem um engasgo, um desmaio. Então para saber como agir, nada melhor do que os bombeiros para nos explicar nesse momento”, explicou o coordenador, Crispim Saraiva.

O serviço existe desde 2013 e envolvia apenas 7 famílias que acolhiam de forma voluntária. Por meio de um projeto de lei, o prefeito Tião Bocalom ampliou a possibilidade de acolhimento e um incentivo com aporte financeiro.

Além da ampliação do número de crianças e adolescentes acolhidos para 30 famílias que se dispuserem a fazer parte do serviço, os indivíduos ou as famílias, irão receber o auxílio de um salário mínimo.

“O prefeito viu a importância que era o projeto Família Acolhedora. Ele sabia que quando a família por mais boa vontade que ela tenha, uma criança quando é acolhida, ela gera situações de gastos, aumenta a rotina da família, então ele vendo toda essa necessidade e aí contemplou 30 bolsas para ofertarmos às famílias que essas crianças fossem acolhidas, tanto crianças como os adolescentes”, disse a secretária ds SASDH Suellen Araújo.

A funcionária pública, Márcia Farias, faz parte do grupo de acolhimento há pouco tempo, e já teve experiência importante com este gesto de proteção e amor.

“É uma descoberta no dia a dia que vai apreendendo com a criança, ela já tem os hábitos dela, tem também o teu hábito familiar, mas a gente tem essa junção e vai se descobrindo na verdade.”

O engenheiro agrônomo Fernando Lima e a administradora Raquel Yuri tiveram sete meses de experiência no acolhimento de uma criança que já foi reinserida no seio familiar.

“Tem tanta criança que precisa da nossa ajuda, temos que ser ser empáticos, nos colocar no lugar do outro, se não for com vontade, se não for por amor, é difícil você colocar um estranho dentro da sua casa, você não conhece, você não sabe de onde veio a gente tenta praticar essa empatia”, pontuou Fernando.

“Há um processo de adaptação, depois de dois meses a gente já consegue entrar numa rotina e depois ao processo de desapego, porque ela vai ser reintegrada a família dela. Há um processo de desapego. É um amor sem posse e você sabe que algum momento vai ser melhor para ela naquele momento vir pra sua casa, mas também agora vai ser melhor pra ela, pra criança ela ser reintegrada, a gente tem que estar trabalhando isso diariamente no nosso coração”, ressaltou Raquel.

Quem quiser se cadastrar para acolher uma criança deve procurar o serviço de acolhimento para ter o perfil avaliado.

“Ele vai passar por um curso, por uma investigação, para saber se ele tem condições ou não de acolher essas crianças. Então são vários os requisitos até porque a gente não decide isso só, tudo que se trata em relação às crianças a gente tem o ministério público, a gente tem o conselho tutelar. Tudo é feito da forma mais legal possível”, concluiu a secretária da SASDH.

Quer saber mais? Ligue:
(68) 99946- 5457
(68) 99221-6469

Comentários

Continue lendo

Acre

Pastor Pedro Abreu é reeleito presidente da Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Acre

Publicado

em

Nova diretoria da CEIMADAC, eleita com líderes de reconhecida trajetória missionária, manterá foco na evangelização e formação de lideranças no estado

A nova diretoria da CEIMADAC foi composta por líderes de reconhecida trajetória no campo missionário. Pr. João da Silva Gomes (1º vice-presidente) e Pr. Sebastião Fernandes (2º vice-presidente). Foto: art

A Convenção Estadual das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus no Acre (CEIMADAC) reconduziu o pastor Pedro Abreu de Lima à presidência da instituição durante eleição da nova diretoria. A chapa eleita conta com nomes de destaque no cenário evangélico acreano, como os pastores João da Silva Gomes (1º vice-presidente) e Sebastião Fernandes (2º vice-presidente).

Perfil da nova liderança:
  • Pastor Pedro Abreu: mantém a presidência após gestão marcada por expansão missionária

  • Lideranças experientes: nova diretoria reúne ministros com ampla trajetória no campo evangélico

  • Continuidade dos trabalhos: instituição seguirá com projetos de evangelização e formação teológica

Sobre a CEIMADAC:

A convenção se consolida como uma das principais instituições evangélicas do Acre, atuando em:

  • Missões e evangelismo
  • Capacitação de líderes religiosos
  • Coordenação de congregações em todo o estado

A eleição da nova diretoria da Convenção Estadual das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus no Acre (CEIMADAC) confirmou a reeleição do pastor Pedro Abreu de Lima à presidência da instituição

A reeleição do pastor Pedro Abreu sinaliza continuidade nos projetos da denominação, que pretende intensificar suas atividades de expansão e consolidação das igrejas filiadas nos 22 municípios acreanos.

Destaques:
  • Reeleição por unanimidade
  • Diretoria com lideranças consagradas
  • Instituição completa 45 anos de atuação no estado em 2024

A CEIMADAC reúne mais de 200 congregações no Acre e é responsável pela formação de centenas de obreiros anualmente através de seu instituto teológico. A eleição ocorreu em clima de unidade entre as lideranças ministeriais.

Comentários

Continue lendo

Acre

Baixa adesão à vacinação contra sarampo preocupa no Alto Acre, apenas 660 imunizações no Dia D da campanha

Publicado

em

Municípios como Xapuri, Epitaciolândia, Brasiléia e Assis registraram apenas 660 imunizações no Dia D da campanha; meta era ampliar cobertura vacinal

Em Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o Dia D de vacinação contra o sarampo com pouca adesão, apenas 133 se imunizaram. Foto: internet

A regional do Alto Acre registrou baixa adesão durante o Dia D de vacinação contra o sarampo, realizado em 15 de julho. Municípios como Xapuri, Epitaciolândia, Brasiléia e Assis imunizaram apenas 660 pessoas, número considerado abaixo do esperado pelas autoridades de saúde.

Público-alvo e importância da vacina

A campanha tinha como foco crianças a partir de 6 meses até adultos de 59 anos, especialmente aqueles com a caderneta de vacinação desatualizada. O sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode levar a complicações graves, como pneumonia e encefalite, principalmente em crianças pequenas.

Meta não alcançada

A estratégia de imunização buscava aumentar a cobertura vacinal e evitar surtos da doença, que já teve casos registrados em outras regiões do país nos últimos anos. A baixa procura preocupa os profissionais de saúde, que alertam para os riscos da subimunização.

As unidades de saúde continuam disponibilizando a vacina para o público-alvo. A Secretaria de Saúde do Acre reforça a importância de atualizar a caderneta de vacinação e ressalta que a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, é segura e eficaz.

Onde se vacinar?
  • Postos de saúde dos municípios

  • Horários de funcionamento: conforme cada unidade

Dados alarmantes:
  • Apenas 660 doses aplicadas no Dia D
  • Sarampo pode causar complicações graves
  • Vacina é a melhor forma de prevenção
Serviços:

Quem estiver com a vacinação atrasada pode procurar a unidade de saúde mais próxima para regularizar sua situação. A imunização é gratuita e está disponível no SUS.

Doses aplicadas no ‘Dia D’ de vacinação contra o sarampo (15 de julho 2025)

Os sintomas do sarampo incluem febre alta, manchas avermelhadas na pele, tosse, coriza e conjuntivite. A doença é altamente contagiosa, mas pode ser prevenida com a vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola.

Disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina deve ser aplicada em duas doses: a primeira aos 12 meses de idade e a segunda aos 15 meses. Adultos que não foram imunizados na infância também devem procurar os postos de saúde para se proteger.

Comentários

Continue lendo

Acre

Domingo será de tempo firme e ensolarado com noites amenas e baixa umidade do ar no Acre

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale

A previsão do tempo para este domingo, 20, aponta para um dia de sol e céu claro em todo o Acre. Influenciado por uma incursão de ar polar, o estado deverá ter tempo firme, seco e ensolarado, sem previsão de chuva. A noite tende a ser fria no leste e sul do estado e amena nas demais regiões.

No leste e sul do Acre que abrange microrregiões como Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira o tempo será marcado pela ausência de nuvens e pelo ar seco. Durante a tarde, a umidade relativa do ar deve atingir índices entre 25% e 35%, caracterizando estado de atenção para a saúde, conforme parâmetros da Organização Mundial da Saúde. Pela manhã, a umidade varia entre 65% e 75%. Os ventos sopram entre fracos e moderados, vindos do sudeste.

Já no centro e oeste do estado incluindo Cruzeiro do Sul e Tarauacá as condições são semelhantes: céu limpo, sol forte ao longo do dia e temperaturas mais amenas à noite. A umidade mínima varia entre 30% e 40% à tarde, enquanto a máxima pode chegar a 85% nas primeiras horas da manhã.

Comentários

Continue lendo