Sérgio Petecão diz que ida de ministro ao Acre vai expor real situação de municípios atingidos pela cheia

O senador cobrou que ações emergenciais sejam tomadas para diminuir as consequências da cheia; além disso, o ministério se comprometeu em manter diálogo com as prefeituras.

Assessoria

O coordenador da bancada acreana no Congresso Nacional, senador Sérgio Petecão (PSD), exaltou o anúncio da ida do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, ao município de Brasileia, na próxima sexta-feira (27). O ministro vai verificar pessoalmente a situação das cidades atingidas pela cheia do Rio Acre — com destaque para o caso de Brasileia, que sofre a maior enchente de sua história. O ministro afirmou que, em sua ida ao estado, levará um plano para auxiliar a população dos municípios.

Sérgio Petecão disse que somente quem vai ao local afetado passa a ter noção da destruição causada pelas cheias. “Machuca e agride muito ver os municípios naquela situação”.

De acordo com o senador, é importante que o Ministério mantenha um canal de interlocução eficiente com os prefeitos. “É necessário estarmos em constante diálogo com os municípios para que as demandas prioritárias sejam atendidas imediatamente”. A intenção é evitar que o ministério faça o envio de, por exemplo, combustível no momento em que a necessidade mais urgente seja água potável, colchão ou material de higiene pessoal.

O Secretário ​Nacional de Defesa Civil, general Adriano Pereira Junior, afirmou que a Secretaria de Defesa Civil não havia recebido nenhuma manifestações dos municípios até o momento da reunião, e alertou que desde outubro o ministério desburocratizou os pedidos de ajuda emergencial, bastando que as autoridades locais encaminhem uma solicitação de ajuda humanitária enquanto não concluem o processo de reconhecimento de ‘Situação de Emergência ou Calamidade Pública’. “Nesse casos, podemos pular várias etapas e atender os pedidos de ajuda emergencial, tais como ​o envio de água potável, mantimentos, colchão, lonas e tudo que for possível”, disse.

Já para uma segunda fase, após o reconhecimento da ‘Situação de Emergência ou Calamidade Pública’, as prefeituras poderão apresentar um PDR (Plano Detalhado de Resposta) para que possa​ ser liberado recursos para a reconstrução de áreas atingidas.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima