A aceitação de vacinas ao longo da vida é de importância para a saúde pública global, mas milhões de crianças permanecem subvacinadas ou não vacinadas e vulneráveis a doenças evitáveis por vacina.
Com a preocupação de ampliar as vacinações, o Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), participa nesta segunda e terça-feira, 22 e 23, do seminário intitulado “Hesitação e seu impacto na vacinação na infância e adolescência no contexto covid-19 na Região Norte”, no auditório do Hotel Diff, em Rio Branco, promovido pela Organização Pan-americana da Saúde e o Ministério da Saúde.
O seminário sobre coberturas vacinais na Região Norte tem a presença de especialistas no assunto e a participação dos coordenadores estaduais e nacionais de imunização da região e representantes do Ministério da Saúde.
Para a secretária de Estado de Saúde, Paula Mariano, a queda na cobertura vacinal das crianças e adolescentes se tornou uma questão delicada para a saúde.
“Um dos motivos para essa queda é a perda de confiança através da veiculação de informações falsas e até equivocadas sobre vacinação. Creio que o seminário será exitoso e que a união de todas as instituições de saúde provocará o aumento das vacinações em toda a Região Norte e principalmente no nosso estado”, afirmou.
Ao longo da programação, serão discutidos temas como: desafios da vacinação na infância e na adolescência, panorama da vacinação da covid-19 na adolescência, desafios e estratégias para enfrentamento das baixas coberturas vacinais e impacto das fake news.