fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Sem controle de fronteira, Pando se junta à situação crítica no leste do país

Publicado

em

Pando subiu em dois dias para 66 infectados e registrou três mortes pelo vírus. Com esse panorama, ele se soma à situação crítica dos departamentos do leste da Bolívia, Santa Cruz e Beni. Segundo médicos, autoridades locais e especialistas, uma das razões para o aumento de pontos positivos é a falta de controle nas fronteiras, principalmente devido ao fluxo de contrabandistas que entram e saem com uma variedade de alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal, Sem medidas de biossegurança.

“Quando a fronteira estava completamente fechada (o povo) continuou chegando com contrabando de alimentos e material de limpeza. As pessoas usavam pontes ilegais, mesmo passando pelo lado boliviano dos rios para levar ovos, queijos, óleos, escovas de dentes e cerveja. Eles também trouxeram a doença ”, disse um dos funcionários do prefeito de Cobija que preferiu manter seu nome confidencial.

Até a semana passada, Pando havia registrado apenas nove casos. No sábado, adicionou 24 e, de repente, no domingo, atingiu 65 infectados. Este fato causou alarme na população. “O paciente 13 era contrabandista. Ele foi para Abasto (a principal área comercial) e foi quem infectou muitas pessoas. Portanto, ninguém quer mais ir a esse mercado”, afirmou o funcionário.

Antes da pandemia, os bolivianos podiam cruzar a fronteira livremente com o Brasil para comprar alimentos e materiais de limpeza a preços baixos. Os brasileiros vieram ao território nacional para comprar eletrodomésticos e eletrodomésticos. Porém, devido ao surto do vírus, a fronteira foi fechada e as medidas ilegais aumentaram, apesar dos riscos de contrair a doença. Por exemplo, no Acre, 6.600 casos positivos já estão registrados.

Wilson Salazar, ex-presidente da Faculdade de Medicina de Pando, indicou que o contrabando é um dos fatores por trás do aumento de casos de Covid-19 na região. “As pessoas circulavam por lá (Brasil), ou seja, foram para o país vizinho para comprar produtos. Foi assim que surgiram os casos positivos e, em muitos casos, não se sabe quem são seus contatos”, explicou.

O profissional trabalha no hospital de segundo nível Roberto Galindo em Cobija. “Não temos condições de cuidar. Temos quase todo o serviço de medicina interna (equipe) isolado para cuidar de pacientes suspeitos. Não há muitos médicos “, explicou.

Pando em contágio comunitário

O diretor do Serviço Departamental de Saúde (Sede) de Pando Kuniaki Murakami informou que neste departamento eles já estão em um estágio de contágio comunitário. Ele indicou que eles procuram controlar e mitigar a proliferação do vírus. “Temos vários componentes: ajuntando por uma semana contínua e veremos a possibilidade de o departamento ser encapsulado, principalmente nos bairros com o maior número de casos positivos. (Será aplicado) não apenas em Cobija, mas em todo o departamento, explicou.

Murakami disse que as autoridades departamentais deveriam dar tempo à população para fornecer alimentos. Ele explicou que eles decidiram iniciar o tratamento para os vínculos primários com sintomas e todos os pacientes suspeitos para evitar novas infecções. Ele afirmou que, caso um paciente tenha um resultado positivo, eles receberão um kit preparado para atender a esses casos.

 

 

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILÉIA – AVISO INTENÇÃO DE CONTRATAÇÃO DIRETA / REPUBLICAÇÃO

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILÉIA

AVISO INTENÇÃO DE CONTRATAÇÃO DIRETA

REPUBLICAÇÃO

AVISO DE CONTRATAÇÃO DIRETA – PRESENCIAL

DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 008/2024

PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 017/2024

Torna-se público que o Município Brasiléia/AC, por meio da Secretaria Municipal de Obras, realizará Dispensa de Licitação, do tipo “menor preço”, com critério de julgamento “global”, em conformidade com o art. 75, inciso VIII, nos termos da Lei Federal nº 14.133, de 1º de abril de 2021, Decreto Municipal nº 088/2023 e exigências estabelecidas neste Aviso, conforme os critérios e procedimentos a seguir definidos, objetivando obter a melhor proposta, para a prestação de serviços de restabelecimento de bueiros, recuperação de pavimentação em via pública e restabelecimento de encosta, atendendo as necessidades da Prefeitura Municipal de Brasiléia/AC, conforme Projeto Básico e Planilhas Orçamentárias.

DATA LIMITE APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA:

HORÁRIO:

10/05/2024

10:00 HORAS

LOCAL: Prefeitura Municipal de Brasiléia/AC
E-MAIL PARA PARTICIPAÇÃO E ENVIO DE PROPOSTAS:  [email protected]

Brasiléia/AC, 06/05/2024.

Thaísa Batista Monteiro Pontes

Agente de Contratações

Decreto n° 015/2024

Comentários

Continue lendo

Extra

Polícia Militar resgata adolescente que era estuprada pelo pai na zona rural de Xapuri

Publicado

em

Uma guarnição da Polícia Militar do Acre (PMAC) resgatou, nesta segunda-feira, 6, uma adolescente de 15 anos que era abusada sexualmente pelo próprio pai há pelo menos três anos, em uma propriedade rural de Xapuri, no interior do estado. A ocorrência foi atendida em apoio ao Conselho Tutelar do município, que solicitou a equipe para averiguar as denúncias.

Os militares, que atuam na recém-criada Patrulha Comunitária Rural, da 2º Companhia do 5º Batalhão da PMAC, em Xapuri, acompanharam duas conselheiras tutelares até um assentamento localizado no ramal do Tupã, onde encontraram a vítima. Ela relatou às equipes que seu pai a agredia fisicamente há cerca de três anos, para obrigá-la a praticar o ato sexual.

O homem, de 38 anos, não foi encontrado, no entanto a adolescente foi retirada do ambiente e levada a um abrigo. A ocorrência foi encaminhada à delegacia do município, para que a autoridade policial investigue os fatos e dê andamento ao devido inquérito policial.

Comentários

Continue lendo

Extra

Governador Gladson Cameli é homenageado pela Confederação Nacional do Comércio com medalha da Ordem do Mérito Comercial

Publicado

em

O governador Gladson Cameli foi o grande homenageado nesta terça-feira, 7, na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Rio de Janeiro, com a Ordem Nacional de Mérito Comercial, no grau Comendador, que é conferida a personalidades e instituições, nacionais ou estrangeiras, que se tenham tornado dignas da gratidão e de reconhecimento.

Na solenidade, o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, exaltou a trajetória do jovem governador Gladson Cameli, à frente do governo do Acre, e agradeceu o título de cidadão acreano, concedido pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

Governador Gladson Cameli é homenageado pela Confederação Nacional do Comércio com medalha da Ordem do Mérito Comercial. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Me lembro que, desde criança, meus pais diziam que a borracha acreana era a melhor do Brasil. Portanto, o Acre apresenta sua grandeza desde sempre, por sua luta e por seu desenvolvimento. Por esse motivo e tantos outros, estou muito orgulhoso e grato por receber o título de cidadão acreano”, enfatizou Tadros.

O governador Gladson Cameli agradeceu o recebimento do título de Comendador e o reconhecimento, e lembrou ainda os avanços em seu governo para o incentivo do comércio de bens, serviços e turismo. Cameli enfatizou a alegria em representar o Acre e as pessoas que têm confiando no trabalho que está sendo executado com muita determinação e citou as importantes parcerias que o governo do Estado tem feito com a Federação do Comércio (Fecomércio), o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Gladson Cameli agradeceu o recebimento do título de Comendador e o reconhecimento, e lembrou ainda os avanços em seu governo para o incentivo do comércio de bens, serviços e turismo. Foto: Diego Gurgel/Secom

“A Fecomércio tem sido um importante elo de impulsionamento da economia acreana. Por meio do governo do Acre, temos fortalecido vários segmentos comerciais e, assim, temos gerado mais oportunidades dignas de cidadania para a nossa população. Nessa gestão criamos critérios para o refinanciamento de dívidas tributárias, além da isenção de ICMS para circulação de alguns produtos regionais”, ponderou o governador.

Em seu discurso, Cameli lembrou, ainda, das 9 mil cestas básicas doadas pela Federação do Comércio aos atingidos pelas cheias do Rio Acre no ano de 2024 e também do apoio no auxílio de alimentação no ano de 2023, quando o mesmo fenômeno atingiu os acreanos.

Personalidades acreanas também participaram do evento. Foto: Diego Gurgel/Secom

“O Acre é um estado que cresce e está preparado para crescer e receber investimentos. E para que isso fosse possível, ampliamos o sublimite do simples e desburocratizamos e destravamos a economia. Isso permitiu, com a ajuda de outros incentivos fiscais, a geração de mais empregos e riquezas”, finalizou.

O tesoureiro da CNC e presidente da Fecomércio no Acre, Leandro Domingos, e o vice-presidente da Fecomércio e diretor do Sebrae, Marcos Lameira, além do presidente da Aleac Luiz, Gonzaga, e o secretário da Aleac, Nicolau Júnior, também participaram da solenidade.

Confira DISCURSO DO GOVERNADOR GLADSON CAMELI PARA HONRARIA DA ORDEM DO MÉRITO COMERCIAL CONCEDIDA PELA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO NO RIO DE JANEIRO.

Comentários

Continue lendo