Sem acesso à internet, deputado vota em sessão online no AC pelo celular no viva-voz

Antônio Pedro de Xapuri, no interior do Acre, estava sem acesso a plataforma, mas queria participar da votação

Sem acesso à internet, deputado vota em sessão online no AC pelo viva-voz do celular — Foto: Reprodução

Por Alcinete Gadelha

Devido a problemas de internet, o deputado Antônio Pedro participou, na semana de uma votação da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), por meio de ligação no viva-voz do celular.

O presidente da casa fazia a leitura da matéria, os deputados conectados votavam e depois faziam contato por telefone para colher o voto de Pedro.

As sessões presenciais na Aleac estão suspensas desde o dia 17 março, quando o governo publicou um decreto restringindo aglomeração de pessoas, devido à pandemia do novo coronavírus. Desde então, as reuniões têm ocorrido por meio de videoconferência.

______________

Mas, deputado Antônio Pedro mora no interior, em Xapuri, e teve um problemas com a internet e não queria deixar de participar das votações que estavam na pauta do dia.

______________

“Aqui em Xapuri a internet é muito ruim e eu tenho participado de todas as sessões, não gosto de faltar, [quarta,29] estava só caindo e não tinha condições de eu acompanhar. Então, liguei para o presidente e o líder do governo e disse: ‘estou à disposição aqui no celular para qualquer coisa que precisar de mim’”, contou.

O deputado disse que foram muitos projetos votados e não conseguiu nominar todos em quais voltou por meio de ligação – Foto: arquivo oaltoacre.com

O deputado disse que foram muitos projetos votados e não conseguiu nominar todos em quais voltou por meio de ligação.

“Estava atento e na hora de votar eles me ligaram. Embora aqui a gente esteja com esse problema de internet, a gente ficou até meia-noite com as votações”, ressaltou.

O parlamentar disse que não houve objeção por parte dos colegas e que a votação ocorreu tranquilamente.

Alternativas

O líder do governo na Casa, deputado Gehlen Diniz, disse que alguns deputados do interior enfrentam problemas com a internet e eles já tinham combinado anteriormente que eles poderiam votar pelo grupo do whatsApp, quando não tivesse na plataforma oficial.

“Só que ele estava totalmente sem internet. Não conseguia apenas não ficar na plataforma, também não conseguia se quer enviar uma mensagem. Então, para que o mesmo pudesse participar e não fosse prejudicado, nós combinamos que esses parlamentares que estavam no interior poderiam votar pelo telefone, no viva-voz”, disse o deputado.

Além disso, Diniz disse que acha iniciativa viável neste momento. “Nós estamos nos esforçando para manter os trabalho mesmo durante a pandemia, sem colocar em risco a saúde dos deputados.”

A reportagem não conseguiu contato com o presidente da casa. Veja a sessão online:

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre