Seguro desemprego do pescador artesanal está valendo

O seguro desemprego para pescador artesanal começa a valer a partir desta terça-feira (15). O benefício , conhecido como seguro defeso, é garantido pelo governo federal aos pescadores durante o período de reprodução de algumas espécies, tempo em que a pesca é proibida por até 120 dias. No ano passado esse benefício não foi pago aos pescadores sob a justificativa de que muitos ganhavam sem atuar na profissão, assim a pesca no Juruá ficou liberada.

Só este ano, mais de 500 benefícios foram cancelados em Cruzeiro do Sul por não estarem em conformidade com os critérios estabelecidos pela Secretaria da pesca. Mas, segundo Elenildo Nascimento, presidente da Colônia de Pescadores, ainda no pagamento desse ano, outros deverão ser cancelados.

Os pescadores para receber o Seguro Defeso devem se recadastrar junto as colônias. Espécies como : dourado, filhote, pirapitinga, caparari, pacú, mapará, matrinchã, jaraqui, tambaqui, entre outros não podem ser pescadas, sob pena do responsável responder criminalmente pelo ato.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima