Segurança Pública entrega novas armas taser no 10º Comando da PM

Alexandre Lima, com Marcus José

O Secretário de Segurança Pública do Estado do Acre, Emylson Farias, esteve na cidade de Brasiléia para realizar a entrega de 18 novas armas de condução elétrica (taser), menos letal para 10º Comando da Polícia Militar do Alto Acre.

As armas também serão distribuídas nos municípios de Assis Brasil e Xapuri. “Esses equipamentos serão utilizados em situações em pessoas estarão levando perigo, portando armas brancas (facas e facões), sem que use armas letais”, disse o Secretário.

O uso do equipamento será feito junto com as demais armas do Batalhão, e alguns policiais passaram por um pequeno treinamento para que possam usar no dia-dia. Cada uma tem uma emissão do pulso dura aproximadamente 5 segundos e a carga é de 50 mil volts, causando uma forte contração muscular na vítima.

Lançadas a 35 km/s, as sondas têm um alcance médio de 6 m. As pontas condutoras são de aço com um espeto ou com a superfície farpada, e ambas precisam atingir o alvo para ativar o circuito. A carga elétrica consegue atravessar até 5 cm de tecido.

“Estamos aplicando um novo modelo de tecnologia agilidade onde não será usado a força letal. Tivemos uma redução significativa da violência na fronteira nos últimos dias com instalação de equipamentos vigilância e com treinamentos de nossos policiais, o resultado pôde ser visto nos eventos que aconteceram nas cidades de Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri, além de furtos e roubos de veículos que praticamente zerou”, comentou.

Veja vídeo reportagem.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima