Extra

Segundo homicídio em menos de uma semana abala sistema prisional do Acre

Detento de 24 anos é morto a golpes de estoque no Presídio Francisco de Oliveira Conde; crime ocorre cinco dias após assassinato de outro preso

RIO BRANCO – O sistema penitenciário acreano registrou nesta terça-feira (1°) seu segundo homicídio em menos de uma semana. Aldair Feitosa da Silva, 24 anos, que cumpria pena por roubo qualificado, foi assassinado com golpes de estoque (arma artesanal) ao retornar do banho de sol para a cela no Presídio Francisco de Oliveira Conde, o maior complexo penitenciário do estado.

O Samu foi acionado, mas constatou o óbito no local  e um detento foi identificado como autor e será interrogado na Delegacia de Flagrantes e a motivação do crime ainda é desconhecida pela Polícia Civil.

Aldair havia sido condenado em junho de 2023 a 11 anos, 4 meses e 15 dias de prisão por um assalto a uma barbearia na região da Cadeia Velha em dezembro de 2022, quando houve troca de tiros com a PM que deixou três feridos, incluindo um adolescente.

O caso ocorre apenas cinco dias após o assassinato de Adriano Ferreira da Silva, 43 anos, acusado de estupro de vulnerável, no mesmo presídio. Os dois crimes expõem a grave crise de segurança no sistema prisional acreano, que já registra dois homicídios em 2024.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre ainda não se pronunciou sobre possíveis medidas para conter a violência no presídio. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima