Secretário de Segurança Pública visita novo Comandante da polícia de Pando

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Estado de Segurança Pública, Reni Graebner, o diretor-operacional, Alberto Paixão, o coordenador Técnico do CIOSP, Major Almir e secretário da Câmera Temática de Fronteiras da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (ENAFRON), juntamente com o comandante do Comando de Policiamento Operacional (CPOIII) coronel Victor, efetuaram a visita ao novo comandante da Policia Boliviana de Pando, coronel   Ampuero Bazualdo, que tem sede em Cobija.

Além de lhe fazer os cumprimentos protocolares pela assunção do Comandante daquela policia, o mesmo foi convidado para participar da reunião da Câmara Temática de Fronteira em Brasiléia – AC, as 10:30hs do mesmo dia, ocasião em que seria apresentado os resultados da operação integrada e simultânea da ENAFRON, realizadas nos dias 13 e 14 de dezembro de 2012 nas fronteiras do Estado do Acre.

A pedido do Secretário Reni, em sintonia com a Secretaria de Estado Nacional de Segurança Pública – SENASP, a policia boliviana também realizou operações em seu território, em suas áreas de fronteiras com o Brasil, com o mesmo objetivo de prevenir os crimes fronteiriços.

Secretario esteve reunido com o comandante da Policia Nacional de Pando – Foto: Ascom Sesp

Integração Brasil e Bolívia

O relatório com os resultados das operações no Brasil, foram entregues ao Comando da Policia Boliviana, este também entregou ao Secretario de Estado de Segurança Pública, o relatório das operações ocorridas na Bolívia, os quais seriam analisados e apreciados em conjunto por ocasião da reunião da Câmara Temática de Fronteira, o que efetivamente aconteceu algumas horas depois no município de Brasiléia – Ac.

O Comandante da Policia Boliviana o Cel. Ampuero Bazualdo, agradeceu a visita das autoridades brasileiras e afirmou que dará continuidade das ações que entregarão entre a Policia Boliviana e Brasileira conforme foi firmado o Convênio de mútua ajuda de 28 de abril de 2011, entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública – SESP e o Comando Departamental da Policia de Pando.

Também afirmou que “ como crime organizado não tem fronteira nem limites territoriais, as policias dos dois países precisam se modernizar e agilizar trocas  de informações, respeitando autonomia de cada País afim de que, o combate a criminalidade seja mais eficiente”.

Ao final demonstrou que pretendia fazer a visita as instituições de Rio Branco, ao Corpo de Bombeiros e ao Sistema Penitenciário, para buscar informações em sua respectivas áreas.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima