Secretaria de Saúde de Brasiléia fortalece as atividades de combate a dengue nos bairros com Fumacê

Os trabalhos estão sendo realizados esta semana nos bairros Samauma, Eldorado e Olegário
França

WILIANDRO DERZE, assessoria PMB

A Secretaria Municipal de Saúde começou no início da semana os trabalhos com o Fumacê de combate ao mosquito da dengue. Os trabalhos já estão sendo realizados nos bairros Eldorado, Samauma e Olegário França.

As atividades com o Fumacê faz parte da Campanha de Combate a Dengue 2013/2014 que teve inicio dia 11 deste mês no bairro Leonardo Barbosa. Os trabalhos acontecem em parceria com os seguimentos ligados a saúde do município, apoio do Corpo de Bombeiros, além dos maquinários e homens da Secretaria Municipal de Obras.

Os dados apresentados pela Secretária de Saúde, Aldenice Ferreira mostram uma diminuição de 44% dos índices de casos confirmados de dengue em Brasiléia, com relação ao ano passado. Os trabalhos que começaram ainda este mês tem o objetivo de diminuir cada vez mais os casos de dengue no município que já é referencia na região.

De acordo com o coordenador de Endemias, Assis Lopes os trabalhos estão sendo intenso para garantir ações efetivas no combate a dengue no município. A secretária de Saúde pediu para que a população colabore na identificação e destruição dos criadouros de mosquito Aedes Aegypti. E alerta que a dengue é uma doença que mata se não tiver seus devidos cuidados.

“Precisamos saber que se um vizinho cuida bem de sua casa e quintal e o outro não fizer o mesmo, o mosquito acaba afetando todos na localidade. Por isso, precisamos de todos juntos vistoriando os quintais e suas casas para não deixar qualquer tipo de água acumulada. Afinal, o mosquito agora não se reproduz somente em água limpa, mas também em água suja e de esgoto inclusive”. Alertou Aldenice.

Veja algumas dicas para se prevenir da doença:

– Mantenha caixas ou barris de água fechados com tampa adequada;

– Não deixe água da chuva acumulada sobre a laje;

– Elimine folhas, galhos, e qualquer obstáculo que possa impedir a água de fluir pelas calhas;

– Encha de areia até a borda os pratos dos vasos de plantas;

– Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo;

– Não deixe pneus expostos com água no interior;

– Coloque o lixo em sacos plásticos fechados;

– Lave com sabão e escovas o interior dos tanques utilizados para armazenar água;

– Use repelentes em áreas de risco de dengue;

– Coloque telas de proteção nas portas e janelas;

– Use mosquiteiros.

 

 

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima