Secretaria de Saúde de Brasiléia alerta pais para a importância da 2º dose da vacina contra o HPV

WILIANDRO DERZE, Semcom PMB

Começou a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra HPV, voltada para adolescentes com idade entre 11 e 13 anos, em Brasiléia.

Todas as unidades e Postos de Saúde de Brasiléia atendem a população das 8h às 17h. As campanhas também serão estendidas as escolas para que as alunas dentro da faixa etária recebam as doses da vacina.

A Secretária Municipal de Saúde de Brasiléia, Maria Luzia recomenda que pais consultem a direção das unidades de ensino onde as adolescentes estudam para saber se haverá vacinação no local ou leve as meninas até uma Unidades de Saúde mais próxima.

Até 2016, o objetivo do ministério é imunizar 80% do total de 5,2 milhões de meninas de 9 a 13 anos no país.

A campanha de vacinação contra o HPV começou em Brasiléia

Vacina contra o HPV é oportunidade para escola abordar educação sexual

A vacina é composta de três doses; a primeira foi realizada no último mês de março; a segunda deve ocorrer seis meses após a primeira e a última deve ser aplicada cinco anos após a primeira. Além da segunda dose, adolescentes que tenham completado 11 anos após o primeiro ciclo da vacina ou ainda não tenham se imunizado, poderão começar o esquema vacinal.

Para ser vacinada, a adolescente terá duas possibilidades: a vacinação programada em escolas ou comparecer à unidade de saúde mais próxima de casa, em ambas é necessária à apresentação da caderneta de vacinação.

Nas escolas, será utilizado um Termo de Recusa nas escolas, proposto pelo Ministério e Secretaria de Estado da Saúde. Os pais ou responsáveis que receberam este termo, caso não concordem com a vacinação, deverão encaminhar o termo preenchido para a escola. Os pais que não encaminharem o termo até a data agendada para a vacinação estarão concordando com a aplicação da vacina.

Ao todo, há mais de cem tipos de HPV, vírus transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. A vacina que será aplicada no Brasil protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV: 6, 11, 16 e 18 – os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos, a 70% dos casos de câncer de colo do útero.

Em 2011, 5.160 mulheres morreram em decorrência dessa doença, o terceiro câncer mais comum entre as brasileiras, atrás dos tumores de mama e colorretal. Segundo dados a Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima