Secretaria de Educação realiza caminhada azul de Conscientização do Autismo em Epitaciolândia

A Prefeitura de Epitaciolândia através da Secretaria de Educação realizou neste sábado uma caminha pelo centro da Cidade para chamar a atenção para um tema de suma importância para todos, “O Autismo”. Alem dos alunos e Professores da rede de Ensino Municipal participaram também do evento, Alunos, Professores e Diretores da Escola Estadual Belo Porvir, Secretaria Municipal de Saúde dentre outros órgãos municipais e Estaduais.

Segundo o Secretário Municipal de Educação Cleomar Portela Eduino, chamar a atenção para o autismo e conscientizar a população epitaciolandense sobre esse transtorno que afeta a vida de milhares de pessoas e de seus familiares. Esse foi o principal objetivo da Caminhada Azul que aconteceu na manhã deste sábado dia 08 de abril em alusão a semana do Autismo.

 Segundo o Secretário durante toda a semana aconteceu um treinamento com coordenadores e professores que trabalham com crianças Autistas em Epitaciolândia a fim de aprimorar e implantar novos métodos para receber as crianças com Transtorno do Espectro Autista e proporcionar a inclusão social.

O que é AUTISMO ou TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA?

A partir do último Manual de Saúde Mental – DSM-5, que é um guia de classificação diagnóstica, o Autismo e todos os distúrbios, incluindo o transtorno autista, transtorno desintegrativo da infância, transtorno generalizado do desenvolvimento não-especificado (PDD-NOS) e Síndrome de Asperger, fundiram-se em um único diagnóstico chamado Transtornos do Espectro Autista – TEA.

TEA é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades diferentes. Assim, essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo do desenvolvimento. Continue lendo.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima