Sebastião Viana viaja para Israel, mas evita falar com a imprensa antes de embarque

Sebastião não fura fila e aguarda embarque ao lado de assessores

O governador Sebastião Viana (PT) embarcou, nas primeiras horas desta terça-feira, 1º de setembro, rumo à Israel, no Oriente Médio. Onde deve conhecer técnicas utilizadas na produção de pescado. O petista viaja ao lado de assessores e colegas de governo. Além disso, Viana será acompanhado por empresários acreanos.

Na verdade, o governo acreano busca interagir com o setor da pesca e aquicultura de Israel. Na terra de palestinos, Sebastião quer conhecer as experiências de um país que, mesmo sem água em abundância, é referência mundial em Aquicultura, técnica que tem sido amplamente implantada no território do Acre.

Antes de embarcar, governador evita entrevistas e cumprimenta colegas – Foto: João Renato Jácome

Questionado se aproveitaria a viagem para fazer “um pouco de turismo pela Terra Santa”, Sebastião afirmou que só realiza esse tipo de atividade quando está “com a família”. Sem aceitar gravar entrevista e explicar aos leitores do ac24horas um pouco mais sobre a viagem, o governante explicou que fará uma viagem “de negócios, e nada mais que isso”, esclareceu o petista.

Levantamentos internacionais apontam que os produtores de Israel utilizam a escassa água de forma racional e com o emprego de alta tecnologia para garantir o desenvolvimento dos peixes. A piscicultura é uma atividade econômica muito importante para o Israel e, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), pode ser considerada como “um exemplo a ser seguido”.

Assessor de Sebastião Viana chega cedo ao Aeroporto Plácido de Castro e observa movimentação

No início de agosto, quando a viagem, que estava sendo mantida em segredo veio à tona, Sebastião também não quis explicar os motivos à imprensa, nem à população do estado. Na época, a Assessoria de Imprensa do governador explicou que a ideia da viagem é destinada ao fortalecimento da cadeia sustentável do estado acreano
Também através de Nota, o governo rebateu comentários de que o governador estaria seguindo para Israel para mediar conflitos médio orientais. A Assessoria lembrou, ainda, que o convite para o encontro aconteceu quando o ex-ministro de Estado, Marcelo Crivella, ainda comandava o Ministério da Pesca.

POTÊNCIA ISRAELENSE
O cultivo de pescado é uma das indústrias que mais cresce no mundo. Em média, o aumento médio chega a taxa de 8% ao ano. Os dados são referente ao período de 2000 a 2001. O mais interessante é que Brasil e Israel têm interesses mútuos e complementares no setor. Com 13% da água doce e um extenso litoral, o Brasil tem potencial para se tornar um importante produtor de pescado.

Israel, embora um País territorialmente pequeno e parcialmente desértico detêm tecnologias nas áreas de irrigação e aquicultura, ambientalmente sustentáveis, que são admiradas mundialmente. Por esse motivo, o Acre estaria interessado em conhecer as técnicas utilizadas no país.

Com informações do ac24horas.com

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima