Saúde confirma Covid-19 em bebê recém-nascido no interior do Acre

Secretário municipal de Saúde de Porto Walter afirma que bebê é filho do primeiro caso confirmado na cidade. Caso ainda não foi notificado pela Sesacre.

Segundo caso confirmado de Covid-19 em município isolado do Acre é de bebê de 19 dias, diz Saúde — Foto: Aline Nascimento/G1

Por Iryá Rodrigues

O município de Porto Walter, cidade isolada do interior do Acre, confirmou o segundo caso de Covid-19, nesta terça-feira (26). Segundo o secretário municipal de Saúde, César Andrade, se trata de um bebê de apenas 19 dias. Esse é o primeiro registro da doença em recém-nascidos no estado.

O pai do bebê é o primeiro caso confirmado da doença na cidade que tem quase 12 mil habitantes. O primeiro caso foi oficializado pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) no boletim desta terça. Com relação ao bebê, o caso ainda não foi notificado pela Sesacre.

O secretário conta que a família precisou ir para Cruzeiro do Sul, por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), para a mulher ganhar o bebê na maternidade. A suspeita é que o marido tenha se infectado enquanto esteve na cidade.

“Eles passaram cinco dias na maternidade de Cruzeiro do Sul e depois mais quatro dias em Rodrigues Alves e retornaram para Porto Walter. Aqui na cidade, eles foram mantidos em isolamento, foi feito acompanhamento pela equipe de monitoramento e quando foi sexta-feira [22]o pai da criança começou a ter os sintomas. Fizemos o teste rápido nele na segunda [25] e deu positivo”, diz Andrade.

Quando a equipe de monitoramento retornou à casa da família nesta terça (26), percebeu que a criança estava bastante agitada e a médica pediu que fosse feito o teste no bebê e na mãe.

“Infelizmente, acusou que a criança também estava infectada. Mas, a mãe deu negativo. O bebê não está com febre e nenhum sintoma. Eles seguem sendo acompanhados pela nossa equipe”, afirma o secretário.

Medidas adotadas

Antes mesmo registrar casos de Covid-19, a prefeitura de Porto Walter tomou uma série de medidas para tentar evitar a contaminação pelo novo coronavírus na cidade. Entre elas a proibição de viagens áreas e fluviais e da entrada de pessoas de outras cidades, estados ou países no município.

O acesso ao município só ocorre por meio de embarcações no Rio Juruá ou por aviões de pequeno porte.

Outra medida é a proibição da entrada de turistas ou pessoas que não façam parte da equipe de saúde indígena nas aldeias. Em decreto, a prefeitura recomendou que as comunidades indígenas evitem a ida até a zona urbana do município.

No caso da proibição das viagens, quem descumprir a determinação pode ser multado em mais de R$ 2 mil. De acordo com o decreto, só podem circular embarcações com transporte de pacientes ou de pessoas que saem para trabalhar nos serviços essenciais.

Assim como os demais municípios acreanos, a cidade suspendeu as aulas nas unidades da rede pública de ensino municipal e escolas privadas de educação infantil por tempo indeterminado

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre