Alexandre Lima
O dia 20 de janeiro é um dia especial para algumas cidades do Brasil, onde a Igreja Católica comemora o Dia de São Sebastião, santo cristão morto no ano 286 d.C., durante a perseguição aos cristãos levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano.
Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283 d.C. com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos. Sua execução fez dele um tema recorrente na arte medieval, surgindo geralmente representado como um jovem amarrado a uma estaca e perfurado por várias flechas.
Em Epitaciolândia, a Igreja Católica contou com o apoio da Prefeitura, Sebrae, Sesc, Detran e Polícia Militar, oferecendo uma estrutura para os barraqueiros e visitantes. O evento também aqueceu o comércio como restaurantes, hotéis e hospedarias, além de alterar o cotidiano da cidade.
A procissão, mesmo com dia de chuva, não desmotivou os fieis devotos de São Sebastião. Milhares acompanharam a procissão que durou pouco mais de uma hora após caminharem pela Avenida Santos Dumont, saindo e voltando para a Igreja de São Sebastião, onde aconteceu missa campal.
Segundo o calendário, a programação se estende até este domingo, dia 22.