Samu do Acre recebe nove ambulâncias e duas caminhonetes do Ministério da Saúde

Em 2012, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) completa oito anos de atuação no Acre. Com cobertura em 100% dos municípios do Estado, é a maior referência no atendimento de urgência e emergência.

Para garantir mais qualidade no atendimento, o Acre recebeu do Ministério da Saúde (MS) nove viaturas novas para substituir as que já não estão em condições de atender os chamados de urgências e emergências. De acordo com a coordenadora do Samu, Lúcia Luna, as novas ambulâncias chegam ainda este mês e serão utilizadas para uso exclusivo da Rede Samu.

Parte das ambulâncias do Samu será substituída por novos carros (Arquivo Secom)

As ambulâncias saíram de Tatuí [São Paulo] nesta quarta-feira em uma “cegonha” contratada pela Secretaria de Estado de Saúde e foram doadas pelo Ministério da Saúde para composição da Rede Samu”, lembrou Lúcia, para quem essa é mais uma conquista do governo do Acre, que a cada dia vem ampliando e qualificando os serviços de saúde no Estado.

Já para o início de 2013, o MS doará  duas caminhonetes traçadas e adaptadas como ambulância para facilitar os atendimentos em locais de difícil acesso, como, por exemplo, os ramais, que em determinadas épocas do ano têm o acesso limitado.

“Estamos ampliando nossa cobertura. Trabalhamos com dois médicos reguladores por dia, atendendo as ocorrências – por telefone – e realizando as transferências nas situações de urgências. Esses dois carros traçados irão facilitar e agilizar o nosso trabalho, pois às vezes há demora no atendimento devido à dificuldade de acesso”, finalizou Lúcia.

Mônica Araújo (Assessoria Sesacre)

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima