Os dados do IBGE mostram que o crescimento foi impulsionado pela agropecuária – especialmente a expansão da soja – e pelo fortalecimento dos serviços, com destaque para saúde, educação e administração pública
O Acre registrou o maior crescimento econômico entre todos os estados brasileiros em 2023, com uma expansão de 14,7% no Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (14).
O desempenho do estado superou com folga a média nacional de 3,2% e foi impulsionado principalmente pelo setor agropecuário – com destaque para a ampliação das áreas de cultivo de soja – e pelo fortalecimento dos serviços públicos nas áreas de saúde, educação, administração e assistência social.
Apesar do crescimento expressivo, a participação do Acre na economia brasileira se manteve em 0,2%, reflexo da base econômica estadual ainda menor comparada a unidades da federação mais consolidadas.
No período de 2002 a 2023, o estado acumulou média anual de expansão de 3,9%, quarto maior do país, com aumento total de 122% na economia no período. O PIB per capita acreano ficou em R$ 31.675,60, abaixo da média nacional de R$ 53.886,67, mas acima de estados como Pará, Bahia e toda a região Nordeste.
O desempenho histórico reflete a transição econômica do Acre, que combina expansão do agronegócio com fortalecimento dos serviços públicos. Apesar do crescimento vigoroso, o estado ainda enfrenta desafios para ampliar sua participação na economia nacional e elevar o PIB per capita acima da média do país.