Flash

Saiba quem é Eduardo Velloso, alvo da PF por desvio de emendas Pix

Reprodução/Instagram

Nesta quinta-feira (29/1), a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação para investigar suspeitas de desvio de recursos públicos por meio de emendas parlamentares, conhecidas como emendas Pix. O principal alvo da operação é o deputado federal Eduardo Velloso(União-AC).

Eduardo Velloso tem 49 anos e é natural de Rio Branco, no Acre. Ele é formado em medicina pela Universidade Federal de Manaus e especializado em oftalmologia. Filiado ao União Brasil, Velloso foi eleito deputado federal pelo Acre em 2022. com 16.786 votos.

Ele foi senador pelo Acre por 121 dias em 2022, como suplente do senador Márcio Bittar, que, à época, se ausentou por questões médicas. Eduardo teve atuação política voltada para pautas de saúde.

Velloso é integrante titular na Comissão da Saúde na Câmara dos Deputados e suplente na Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais.

Operação

A PF e a Controladoria-Geral da União (CGU) investigam suspeitas de desvio ligados à contratação de uma empresa responsável por apresentações musicais bancadas com verba federal no município de Sena Madureira, no Acre.

  • Segundo as apurações, os contratos teriam sido firmados pela Secretaria Municipal de Cultura em setembro de 2024;
  • Recursos oriundos de emendas parlamentares teriam sido desviados, em um prejuízo estimado em R$ 912 mil aos cofres públicos;
  • As chamadas emendas Pix são um mecanismo que permite a transferência de recursos da União para estados e municípios, sem a exigência de convênios formais ou prestação de contas prévia.

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou 14 mandados de busca e apreensão no Acre e no Distrito Federal. Policiais federais cumprem os mandados, e já fizeram buscas no apartamento funcional do deputado nesta quinta.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Publicado por
Metropoles