SAC propõe audiência no Acre para definir agenda do Programa de Aviação Regional

Foto: à esq. o coordenador Geral de Planejamento do Departamento de Gestão do Programa Federal de Auxílio à Aeroportos (DPROFAA), Marcio Maffili Fernandes; diretor do Departamento de Gestão do DPROFAA, Eduardo Henn Bernardi e o senador Sérgio Petecão.

O senador Sérgio Petecão (PSD) comemorou nesta quinta-feira, 10, o anuncio do Diretor de Gestão do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA), da Secretaria de Aviação Civil (SAC), que propôs reunião no Estado do Acre para a discutir calendário de obras nos aeroportos de Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Tarauacá e Cruzeiro do Sul, contemplados no Programa de Aviação Regional. A reunião está deve acontecer entre os dias 6 e 9 de outubro.

Para Petecão — que esteve recentemente em reunião com o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, e com diretores da SAC —, a notícia reforça o compromisso assumido pela Secretaria em priorizar o investimento nos aeroportos contemplados no Acre. “Havia cobrado do diretor prioridade para as obras dos aeródromos previstos no Programa de Aviação Regional no Acre”.

Segundo o PROFAA, após a reunião será estabelecido o cronograma de elaboração dos anteprojetos para definir os valores dos investimentos para cada localidade contemplada no Programa. “A elaboração do anteprojeto é a terceira fase para podermos investir. Posteriormente, poderemos iniciar o processo licitatório tornando possível o inicio das obras já no próximo ano”, explicou o diretor Eduardo Bernardi.

O Programa de Aviação Regional tem recursos próprios e visa ampliar, reformar ou construir 270 aeroportos, bem como aumentar a capacidade dos Estados e municípios de geri-los e subsidiar as passagens e tarifas em voos regionais, de modo a aproximar seu preço do das passagens de ônibus – algo que já acontece hoje nos voos entre capitais – e permitir que cada vez mais brasileiros possam viajar.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima