Alexandre Lima
Uma brincadeira entre amigos criada a quase 30 anos, se tornou hoje, uma das principais atrações durante o carnaval que acontece no mês de fevereiro na cidade de Brasiléia, localizada a 240km da capital acreana, Rio Branco.
O bloco ‘Rolinhas do Coronel’ que substituiu o extinto ‘Bloco dos Sujos’ nos carnavais de outrora, iniciando com menos de 10 pessoas, hoje conta com mais de 500 e todo ano cresce a cada ano, levando brincadeira e abrindo muitos sorrisos ao carnaval.
Iniciando na parte alta da cidade de Brasiléia, o bloco vai arrastando os simpatizantes até a praça Ugo Poli, localizada no centro da cidade. De forma saudável e com muita alegria, famílias inteiras participam e brincam.
Brasiléia se tornou uma espécie de refúgio para os que gostam de brincar um carnaval mais tranquilo, longe do agito da capital. Com esse movimento, a parte hoteleira, restaurantes e outros serviços, foram aquecidos com a chegada, principalmente, de turistas.
Moradores das cidades vizinhas de Assis Brasil, Epitaciolândia, do Peru e Bolívia, também participam das festividades momesco oferecido em Brasiléia. O evento realizado por um grupo de amigos, conta com o apoio da Prefeitura, governo, Polícia Militar, Civil, Bombeiros, Judiciário, Ministério Público e Conselho Tutelar.
Veja fotos dos melhores momentos do domingo de carnaval em Brasiléia.
Veja vídeo com Almir Andrade.