Rodrigues Alves comemora 32 anos com arraial, carnaval fora de época, desfile cívico e diversos shows

Programação iniciou na última quarta-feira (24) e finaliza com shows locais neste domingo (28).

Programação de aniversário de Rodrigues Alves iniciou na última quarta-feira (24) — Foto: Arquivo pessoal

Distante 627 km de Rio Branco, a cidade de Rodrigues Alves comemora 32 anos de fundação neste domingo (28). As comemorações da data iniciaram na última quarta-feira com uma vasta programação.

O tradicional Festival da Banana, que sempre é feito para comemorar o aniversário da cidade, neste ano foi transferido para o mês de setembroRodrigues Alves foi uma das últimas cidades criadas no Acre, somente no ano de 1992, explicou o historiador Marcos Vinícius Neves, em 2015. De acordo com ele, apesar de jovem, o local possui um processo de ocupação mais antigo e com características peculiares aos outros do Vale de Juruá.

Neves afirmou que a cidade foi criada, assim como outros, do desmembramento de territórios vizinhos. Um ponto interessante da história do município, segundo ele, foi a resistência dos indígenas, ainda no século XIX, em relação à ocupação branca. Localizado no que ficou conhecido como Estirão dos Náuas, os habitantes do território impediram a passagem do inglês Williams Chandless e sua expedição exploratória.

“Chandless conseguiu subir os rios Acre e Purus inteiros, sem ter problema com os índios, mas no Juruá foi diferente. Isso marcou profundamente a ocupação dessa região que, de certa forma, foi mais lenta em relação a outras. No Juruá, houve uma resistência forte das várias etnias que habitavam. Até hoje, o local é conhecido como Terra dos Náuas”, esclareceu o historiador.

Ato cívico, festival de quadrilhas, som ao vivo e missa solene fazem parte das comemorações aos 32 anos da cidade — Foto: Asscom/Prefeitura de Rodrigues Alves

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre