Rocha denuncia abuso do ICMBio a pequenos produtores rurais com multas abusivas, em Xapuri

Deputado Federal Wherles Rocha, pelo PSDB acreano – Foto: Divulgação

Assessoria

O deputado federal Major Rocha (PSDB), denunciou, nesta quinta-feira, 17, da tribuna da Câmara, os abusos que o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio),  vem cometendo dentro da Reserva Chico Mendes, em Xapuri. O parlamentar teve conhecimento dos abusos, através dos relatos prefeito do município.

Segundo a denúncia do parlamentar acreano, o órgão está autuando os pequenos produtores rurais com multas abusivas, inviabilizando o pagamento, lançando-os na ilegalidade por inadimplência.

Além disso, há relatos de abusos nas abordagens, com utilização de armas de grosso calibre como forma de intimidação aos produtores.

“Enquanto nossa PM não tem acesso a armas para policiar as cidades, estamos vendo o uso abusivo de submetralhadoras e fuzis nas abordagens e autuações do ICMBio. Nossos  produtores rurais, na Reserva Chico Mendes, estão sendo tratados como bandidos”, relatou Rocha.

Rocha disse ainda abrirá diálogo com o Instituto em Brasília e com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho para tentar resolver o problema.

O tucano ressaltou que as multas abusivas estão fora da realidade dos produtores, o que gera insegurança e intranquilidade.

“O ICMBio está autuando somente os pequenos produtores rurais, como é o caso do senhor  Emerson Brito de Morais, que tem mais de 600 mil reais de multa. Mesmo que ele venda a sua propriedade, ele não terá como pagar a multa imposta pelo ICMBio”, revelou Rocha.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima