Rios que cortam o Acre voltam a encher e ameaça nova enchente na capital e no interior do estado

O rio Acre voltou a ganhar força nas últimas 24 horas em Rio Branco e nos municípios por onde passa. Em Rio Branco, por exemplo, o volume de água do rio Acre ontem era de 12m64cm e na manhã desta quarta feira, já apresenta profundidade de 13m10cm. Ou seja: 40cm da cota de alerta.

Nas cidades Brasiléia, Epitaciolância, Assis Brasil e  Xapurí, o rio Acre apresenta profundidade de 7m49cm, 5m64cm e 9mcm respectivamente.

Segundo a Defesa Civil, felizmente o principal afluente do rio Acre, Riozinho do Rôla vem perdendo força e baixou de volume de ontem para hoje.

A principal preocupação com a enchente, dizem as autoridades, vem do município de Tarauacá e Cruzeiro do Sul.

Em Tarauacá, o rio Tarauacá transbordou e já atingiu pelo menos três bairros da parte baixa da cidade e oito famílias tiveram de deixar suas casas. A cota considerada de transbordamento do rio Tarauacá é de 9m50cm e hoje, (medição feita as 6h da manhã), apresenta volume de água de 10m50cm em sua calha mais profunda.

Em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá também encheu bastante e voltou a ficar acima da cota de alerta (11m80), marcando na régua de monitoramento agora pela manhã, 12m20cm.

Da redação com ac24horas

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima