Cotidiano

Rio Tarauacá volta volta a transbordar e 1,2 mil famílias são afetadas no interior do Acre

Cota de transbordamento é de 9,50 metros. Neste sábado (5), às 6h, nível do manancial chegou a 10,22 metros

Tarauacá, interior do Acre, tem ruas tomadas por águas do rio. Foto: Prefeitura de Tarauacá

O Rio Tarauacá transbordou e chegou a 10,22 metros de profundidade às 6h deste sábado (5). Na sexta-feira (4), o manancial já havia subido. Cerca de 1,2 mil famílias são afetadas no município de mesmo nome no interior do Acre.

“Estamos distribuindo comida para a nossa população e temos várias equipes espalhadas de atendimento, de distribuição de água, de distribuição de alimento e prestando essa solidariedade”, afirmou o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno em um vídeo postado em uma rede social.

4 bairros foram atingidos em nova cheia do Rio Tarauacá. Foto: Prefeitura de Tarauacá

De acordo com a Defesa Civil Municipal, o Rio Tarauacá, subiu 14 centímetros entre sexta-feira (4) e este sábado. A cota de alerta é de 8,50 metros e a de transbordamento de 9,50 metros.

Ainda segundo o órgão, quatro bairros foram atingidos, sendo necessária a retirada de 2 famílias, totalizando 20 pessoas desabrigadas. A Escola Maria Aucilene Calixto Alves foi transformada em abrigo para as famílias retiradas.

A Defesa Civil Municipal informou ainda que a subida repentina do Rio Tarauacá foi impulsionada pelas fortes chuvas ocorridas nos últimos dias na região. O órgão ainda comunicou que choveu 7,0 mm nas últimas 24h.

Apesar da situação, Leandro Simões, diretor municipal de Defesa Civil de Tarauacá diz que a situação deve melhorar em breve. “A gente acredita que nas próximas horas já possa apresentar cenário de vazante”.

“O Rio Jordão chegou a ter muita água junto com o Rio Murú. Quer queira, quer não, nós estamos nesse ‘Inverno Amazônico’ onde está muito encharcado. Então acabou tendo uma subida, inclusive, bem rápida”, comentou Damasceno.

Apesar da situação, Leandro Simões, diretor municipal de Defesa Civil de Tarauacá diz que a situação deve melhorar em breve. “A gente acredita que nas próximas horas já possa apresentar cenário de vazante”.

Rio Tarauacá transborda e atinge famílias no interior do Acre. Foto: Reprodução

Segundo transbordamento do ano

No dia 15 de março, o Rio Tarauacá já havia transbordado e as águas atingiram 45% do município de mesmo nome. Naquele momento, pelo menos oito famílias foram levadas a um abrigo montado na escola José Augusto.

Após o Rio Tarauacá sair da cota de transbordamento, no dia 19 de março, as 20 famílias que estavam desabrigadas no município de Tarauacá, retornaram para casa.

À época, Leandro Simões, avaliou que havia o risco de o rio voltar a subir, porém a Defesa Civil acreditava que o nível iria regularizar. “O monitoramento que está sendo feito pela Defesa Civil indica que o nível deve normalizar”, afirmou.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre