O rio Juruá atingiu, neste sábado (17), o nível de 12,87 metros em Cruzeiro do Sul, ficando a apenas 13 centímetros da cota de transbordamento, estabelecida em 13 metros. Apesar da elevação, até o momento nenhuma família precisou ser retirada de suas residências.
A Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros seguem em estado de alerta, acompanhando de perto a situação e preparados para atuar caso o nível do rio continue subindo. A Prefeitura de Cruzeiro do Sul e o Governo do Estado já estão mobilizados, com o levantamento de pessoas, veículos, embarcações e outros equipamentos que poderão ser utilizados na assistência à população em caso de alagação.
O prefeito Zequinha Lima informou que as escolas da rede municipal estão prontas para funcionar como abrigos, se necessário. A Secretaria de Estado de Educação também disponibilizou, inicialmente, as escolas de maior porte, que poderão ser utilizadas conforme a demanda e a localização das primeiras famílias que eventualmente precisem ser removidas.