Rio Envira transborda e atinge 59 famílias no interior do AC

Defesa Civil faz vistoria em aldeias indígenas do município. Previsão é que rio dê sinais de vazantes ao decorrer do dia.

G1

Águas do Rio Envira atingiu 59 famílias na área urbana, em Feijó (Foto: Antônio Messias/Arquivo pessoal)

Mais de 50 famílias foram atingidas pelas águas do rio Envira, em Feijó (AC), distante 366 quilômetros de Rio Branco. De acordo com a Defesa Civil Estadual, que está no município nesta quinta-feira (5), 59 famílias foram atingidas, destas 9 estão desalojadas, ou seja, foram para casas de parentes. O restante continua em casa, mas com o apoio da equipe da prefeitura. O rio está a 38 centímetros da cota de alerta, que é 14 metros.

“O rio deu uma subida e atingiu algumas famílias na área urbana, hoje [quinta-feira, 5], iniciamos a vistoria nas comunidade ribeirinha. Apresentou sinais de vazante e a previsão é de pouca chuva, o que não vai influenciar na cheia, de modo que o rio volte à normalidade nas próximas horas”, destaca o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Carlos Batista.

A cota de transbordamento do rio foi estipulada pela Defesa Civil. Logo pela manhã, o manancial chegou a apontar 14,40 metros, mas segundo Batista, o rio baixou dois centímetros e deve permanecer dando sinais de vazante.

“Ele está começando a estabilizar, a tendência é que continue baixando nos próximos dias, já que não houve chuva em grande quantidade nas cabeceiras”, esclarece. A equipe da Defesa Civil e prefeitura fazem nesta quinta-feira (5), vistoria em aldeia indígenas da cidade. O coronel também afirmou que mantimentos estão sendo levados para as famílias atingidas.

O G1 tentou entrar em contato com o prefeito da cidade, por telefone, mas não conseguiu até a publicação desta matéria.

No relatório feito pela Defesa Civil às 6h desta quinta, os rios do Acre apontam as seguintes medições:

Rio Branco – 10,54 m
Riozinho do Rola – 10, 31 m
Assis Brasil – 3,44 m
Brasiléia – 3,25 m
Xapuri – 6,17 m
Sena Madureira – 15,25 m
Manoel Urbano, 13,02 m
Tarauacá – 6,88 m
Cruzeiro do Sul – 13,50 m
Feijó – 14,38
Marechal Thaumaturgo – 5,40 m

Defesa Civil está na cidade para fazer vistoria em área urbana e aldeias (Foto: Antônio Messias/Arquivo pessoal)

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima