fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Rio Branco é considerada a 2ª pior capital do país em transparência pública, revela Inesc

Publicado

em

Assessora de Comunicação da Prefeitura comentou que “o site da instituição não é didático”

Palácio Rio Branco, no centro da capital acreana

Palácio Rio Branco, no centro da capital acreana

Da Agência ContilNet

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) revela que a Prefeitura de Rio Branco, administrada atualmente pelo petista Marcus Alexandre, não é transparente como gestão pública.

De acordo com a pesquisa, a prefeitura da capital recebeu nota 2 numa escala de 0 a 10. Fazendo uma comparação entre as capitais brasileiras, só ganhamos da Prefeitura de Manaus, capital do estado vizinho, Amazonas (AM), que ocupa o último lugar do ranking.

A capital não satisfez os requisitos acessibilidade, processabilidade, atualidade, não proprietário e primariedade. A pesquisa revela que a Prefeitura de Rio Branco não disponibiliza “informações sobre qualquer tipo de licença, seja ela livre ou restrita”.

Já os 2 pontos foram conquistados devido às informações serem completas (continham dados sobre receitas e despesas) e não discriminatórias (dados disponíveis a todos, sem que seja necessária a identificação de registro).

Na lista do topo, as mais transparentes, de acordo com a pesquisa, são as gestões das prefeituras do Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e João Pessoa (PB).

A pesquisa foi realizada em parceria com a Universidade São Paulo e financiada pela Web Foundation.

Em entrevista a um veículo de comunicação local, a diretora de comunicação da prefeitura, Andreia Oliveira, comentou que “o site da instituição não é didático” e questionou o método adotado pelo instituto para realizar a pesquisa e chegar a esse resultado.

Ela afirmou que nos próximos meses, tanto o Portal da Transparência quanto o espaço dedicado à “Lei de acesso à informação” sofrerão reformulações no site da prefeitura.

Comentários

Continue lendo

Acre

Saiba quem são os escolhidos de Lula para ocupar cargos do governo federal no Acre

Publicado

em

A reportagem traz um panorama sobre a situação das chefias dos órgãos federais no Acre e quem os ocupa

Alguns são indicações que vieram do próprio Partido dos Trabalhadores (PT) ou de políticos aliados, como o senador Sérgio Petecão, do PSD

Matheus Mello

Com um quase 1 ano e meio de gestão do 3 mandato do presidente Lula, praticamente todos os cargos do governo federal no Acre já estão ocupados.

Alguns são indicações que vieram do próprio Partido dos Trabalhadores (PT) ou de políticos aliados, como o senador Sérgio Petecão, do PSD. Porém, todos foram nomeados pelo presidente Lula. A reportagem traz um panorama sobre a situação das chefias dos órgãos federais no Acre e quem os ocupa. Veja:

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)

Apenas 8 meses depois que o presidente Lula havia tomado posse, que finalmente a escolha da engenheira Melissa Machado, escolhida para chefia o Ibama no Acre, foi oficializada.

Melissa Machado, superintendente do Ibama Acre, durante audiência pública na Aleac/Reprodução

Melissa havia chefiado o órgão interinamente, mas foi efetivada superintendente após decreto da ministra Marina Silva.

Incra

Em abril de 2023, Márcio Rodrigo Alecio foi nomeado superintende do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Engenheiro Agrônomo, ele é filho de assentados.

Superintendente do Incra no Acre/Foto: Juan Diaz/ContilNet

Polícia Rodoviária Federal

No mês passado o inspetor Hênzio da Silva Albuquerque assumiu interinamente a superintendência da Polícia Rodoviária Federal no Acre, após a saída da antecessora, Liége Vieira.

Inspetor Hênzio, da PRF no Acre/Foto: Reproduçaõ

Polícia Federal

Com uma carreira de mais de 20 anos na Polícia Federal, o delegado Carlos Rocha Sanches chefia a Superintendência da PF no Acre desde abril de 2023.

DNIT

Quem comanda a Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Acre é o engenheiro Ricardo Araújo, que já foi vereador de Rio Branco.

Ricardo Araújo, superintendente do DNIT no Acre/Reprodução

Exército

O tenente-coronel Elmir Leandro Moreira é o atual comandante do Comando de Fronteiras do Exército no Acre.

Elmir Leandro Moreira/Foto: Neto Lucena

Ministério de Agricultura e Pecuária

O bacharel em Direito, Paulo Felipe Teixeira é o superintendente de Agricultura e Pecuária do Acre.

Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar

O ex-presidente do PT, Cesário Braga é o atual superintendente do Desenvolvimento Agrário no Acre.

Cesário Braga/Foto: Reprodução

CGU

O superintendente da Controladoria Regional da União no Estado do Acre é o auditor federal Osmar Nilo de Jesus Lima Bezerra Neto.

Osmar Nilo, CGU/AC/Foto: Reprodução

CONAB

Na Companhia Nacional do Abastecimento, a superintendente no Acre é administradora Alessandra Ferraz Cavalcante.

Alessandra Ferraz é superintendente da CONAB no Acre/Foto: OCB/Sescoop-AC

Correios

No Acre, os Correios é chefiado pelo superintendente Francisco Ithamar Santos de Souza.

Comentários

Continue lendo

Acre

Nota de esclarecimento sobre ocorrência no Hospital Dr. Sansão Gomes

Publicado

em

Por

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), vem a público esclarecer o incidente ocorrido recentemente, envolvendo uma mulher e seguranças do Hospital Dr. Sansão Gomes, no município de Tarauaca.

Repudiamos veementemente qualquer tipo de abordagem violenta ou agressiva por parte de nossa equipe.

Ressaltamos que a conduta dos seguranças não refletem os valores e princípios que orientam o atendimento em nossa unidade de saúde. A equipe administrativa do hospital já solicitou de imediato à empresa o afastamento dos envolvidos. Estamos tomando todas as medidas necessárias para apurar o ocorrido e garantir que situações como essa não se repitam.

Reiteramos nosso compromisso com a segurança e bem-estar de nossos pacientes e colaboradores, e reafirmamos que todos devem ser tratados com respeito e dignidade.

Pedro Pascoal Duarte Pinheiro Zambon
Secretário de Estado de Saúde

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Cobija, FELCC aprende menor em posse de arma de fogo no bairro Santa Clara

Publicado

em

Policiais do grupo de inteligência da Força Especial de Combate ao Crime – FELCC realizaram a prisão de um menor por volta da 12h30 deste domingo, dia 5, próximo a Santa Clara, na cidade de Cobija, lado boliviano.

O menor estava em posse de uma arma de fogo calibre 9mm que foi transferida para custódia policial durante o processo de investigação em andamento.

A pistola estava municiada com dois projeteis e nas próximas horas, será aguardado o pronunciamento do Comando Departamental da Polícia de Pando.

Com informações de Kike Navala

Comentários

Continue lendo