Acre se prepara para enfrentar a maior seca de sua história

Alexandre Lima e Marcus José – Especial Assis Brasil, Acre

As autoridades do Estado do Acre tem todo o motivo para se preocupar, principalmente na capital acreana, no tocante ao abastecimento de água nas residências, ao ponto do governador Sebastião Viana decretar estado de emergência.

Imagem aérea mostra a realidade do Rio Acre em Assis Brasil – Foto: Alexandre Lima

A equipe do jornal oaltoacre.com esteve na cidade de Assis Brasil (Acre), distante 330km da capital, que faz divisa com os países da Bolívia e Peru, separados pelo Rio Acre. A missão seria para ver in-loco, a real situação que muitos propalaram nos últimos meses.

A pequena cidade de Assis Brasil que tem cerca de sete mil habitantes, na maioria ruralista, muitos vivem em parte da pesca através da Colônia de Pescadores Profissionais do Município de Assis Brasil Emílio de Souza (COPABEMES), já vem enfrentando problemas com a estiagem do Rio Acre.

Vice-presidente da colônia de pescadores de Assis Brasil, José Carlos dos Santos Cardoso: : preocupação – Foto: Alexandre Lima

Segundo o vice-presidente José Carlos dos Santos Cardoso, disse que já havia visto secas anteriores, mas, nunca como esta em 2016. “Estamos preocupados, e olha que ainda estamos em meados de julho. Tem os meses de agosto e setembro, quando verão é mais forte com pouca chuva e o rio seca mais ainda”, comentou.

“Nosso presidente está se reunindo com o pessoal do ICMBio para que pudessem ajudar de alguma forma, já que rio está seco demais para a pesca e alguns estão tendo que ir muito longe para poder fazer a pesca e sustentar suas famílias”, complementou.

Segundo alguns moradores e pescadores, já viram peixes morrendo devido a falta de oxigênio na água, além de espaço para nadar. Em alguns pontos onde o rio é muito largo e de difícil navegação no período do inverno amazônico, hoje se observa bancos de areia e até uma criança de 9 anos atravessa com água abaixo do joelho.

Moradores estão tendo dificuldades para navegar com canoas pequenas e populares atravessam o rio andando tranquilamente – Foto: Alexandre Lima

A navegação também está se torando perigosa, ficando apenas para os mais experientes e mesmo assim, tem que descer da canoa para poder passar em alguns pontos, fazendo com que a viajem fique longa e cansativa para quem mora na zona rural e às margens do rio Acre.

De cima da ponte que liga o Brasil ao Peru, é possível observar as praias já formadas e bancos de areias prestes a se formar no meio do rio. A situação de hoje, é contraditória ao que foi visto no início do ano de 2015, quando as cidades de Iñapari (Peru), parte de Assis Brasil (Acre/Brasil), cerca de 80% de Brasiléia, parte de Epitaciolândia, Xapuri e a capital, Rio Branco, enfrentaram a maior enchente da história até o momento.

O município de Brasiléia e Epitaciolândia que também recebe água do Rio Acre para abastecimento em suas residências, ainda não está sentido o efeito real devido os seus afluentes; igarapé Noáia, São Pedro, Banana, Bufeu e o rio Yaberija que faz a tríplice fronteira.

Bancos de areia estão se formando no meio do rio na tríplice fronteira – Foto: Alexandre Lima

Bancos de areia estão se formando no meio do rio – Foto: Alexandre Lima

Foto: Alexandre Lima

Colônia dos Pescadores de Assis Brasil já estão sentindo dificuldades na pesca – Foto: Alexandre Lima

Divisa entre o Acre/Brasil e Iñapari/Peru, mostra o quanto o rio Acre está seco – Foto: Alexandre Lima

Foto: Alexandre Lima

Foto: Alexandre Lima

Vice-presidente da colônia de pescadores de Assis Brasil, José Carlos dos Santos Cardoso: : preocupação - Foto: Alexandre Lima
Moradores estão tandem dificuldades para navegar com canoas pequenas e populares atravessam o rio andando tranquilamente - Foto: Alexandre Lima
Foto: Alexandre Lima
Colônia dos Pescadores de Assis Brasil já estão sentindo dificuldades na pesca - Foto: Alexandre Lima
Foto: Alexandre Lima
Foto: Alexandre Lima
Bancos de areia estão se formando no meio do rio na tríplice fronteira - Foto: Alexandre Lima
Imagem aérea mostra a realidade do Rio Acre em Assis Brasil - Foto: Alexandre Lima
Divisa entre o Acre/Brasil e Iñapari/Peru, mostra o quanto o rio Acre está seco - Foto: Alexandre Lima

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima