Alexandre Lima
Um grupo de aproximadamente 130 refugiados, maioria haitianos, por pouco não quebram a porta e invadem o prédio da Receita Federal, localizado na cidade de Brasiléia, cidade localizada na fronteira do Acre com a Bolívia. O tumulto aconteceu por volta das 10h00 desta sexta-feira, dia 31.
Todos os dias, uma fila enorme é criada pelos imigrantes na tentativa de tirar documentos como Cadastro de Pessoas Físicas – CPF e Carteira de Trabalho, para que dessa forma, possam ingressar no Brasil com visto provisório e possam arranjar emprego.
As confusões e brigas entre os refugiados, está se tornando uma constante e algumas já foram registradas em frente das agências dos Correios, pelas ruas e no abrigo na fila de receber comida. Nestas situações, está sendo necessário a intervenção das policias militares e Federal.
O atendimento que acontece até as 13 horas de segunda a sexta, faz com que todos queiram ser atendidos de imediato dentro do horário, fato esse impossível, já que existem outros trâmites a serem realizados.
Para os que pegaram a senha, o atendimento aconteceu normalmente e os demais foram dispersados para voltar na segunda-feira. Mesmo assim, alguns ainda tentavam criar confusão com os agentes da lei. Ninguém do refúgio foi até o local para tomar ciência do acontecido.