Recenseadores seapresentam para curso de capacitação esta semana

Foto/reprodução

Cezar Negreiros

Cerca de 680 recenseadores convocados pelo Institu-to Brasileiro de Geografia e Estatística (lBGE) para ajudar na coleta de dados Censo deste ano. As equipes apresentam nessa segunda-feira (dia 11) no escritório regional do órgão para participar do curso de capacitação entre os dias 18 e 23 deste mês, enquanto os candidatos selecionados para fazer o levantamento nas aldeias indígenas na semana seguinte, têm com previsão de começar o trabalho de campo no próximo mês (dia 1).

Os recenseadores convocados pelos IBGE receberão os seus ven-cimentos, com base na produção mensal da coleta de dados. A par-tir de 1º de agosto, mais de 213 milhões de habitantes, em mais de 70 milhões de domicílios, serão visitados pelos recenseadores nos 5.570 municípios do país.

O novo Censo de 2022 bus-ca revelar as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, desloca-mento para trabalho, mortalidade e autismo. Foram avaliados os equipamentos, sistemas de coleta, questionários, o processo de capa-citação, a captura das coordena-das de GPS e a abordagem à população em contextos regionais.

Este levantamento nacional é realizado a cada 10 anos, pois a pesquisa é a principal fonte de referência sobre as condições de vida da população em todos os municípios do país, inclusive no Acre. Mais de 3,5 mil candi-datos fizeram as provas do pro-cesso seletivo simplificado do Censo Demográfico 2022 no estado, em busca de uma vaga de recenseador, de agente cen-sitário municipal e agente cen-sitário supervisor, mas o salário base levará em conta a ativida-de executada.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
A Tribuna