Queda de temperatura deixa tempo ameno no Acre após chuva e Inmet emite alerta de perigo de ventos fortes

Temperatura mínima na capital chega a 18ºC e no interior até 16ºC. Inmet emite alerta laranja de chuvas intensas e ventos de até 60 km no Acre.

Queda de temperatura deixa tempo ameno no Acre após chuva — Foto: Eldérico Silva/Rede Amazônica

Com temperatura mínima de 18ºC na capital e até 16ºC no interior do estado, os acreanos encaram uma frente fria nesta quinta-feira (15) após forte chuva registrada nas últimas 24h. Com a queda de temperatura, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) deu alerta de perigo para chuvas fortes e ventos intensos.

Segundo o alerta, deve ocorrer chuva entre 30 e 100 milímetros por dia e ventos intensos, de 60 a 100 quilômetros por hora, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O aviso é válido até as 10h desta sexta-feira (16).

“Essas temperaturas mais amenas devem durar até o final de semana, mas só pela parte da manhã. Por volta de 11h ou 12h, a previsão é que volte a ficar mais quente”, disse o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão.

O alerta de perigo é para 12 cidades acreanas, entre elas: Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Tarauacá.

As instruções dadas são:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros
  • (telefone 193).

Grande volume de chuva foi acompanhado de ventos de mais de 50 km/h — Foto: Arquivo/Defesa Civil Municipal

Forte chuva e transtornos na capital

A chuva que caiu sobre a capital acreana, Rio Branco, nessa quarta-feira (14), representou mais da metade do total esperado para todo o mês de setembro. Essa foi a primeira chuva do mês e, segundo dados da Defesa Civil Municipal, acumulou 54,2 milímetros em 24 horas, sendo que o previsto para os 30 dias é de 95,5 mm.

O grande volume de chuva, acompanhado de ventos de mais de 50 km/h, causou estragos e transtornos na capital, com destelhamentos de casas e prédios, quedas de árvores e queda de energia elétrica em vários bairros. Até esta quinta (15), a Defesa Civil de Rio Branco já atendeu 25 ocorrências relacionadas ao vendaval.

Após a chuva, o nível do Rio Acre subiu quase meio metro em 24 horas, saindo de 1,36 metro para 1,84 metro nesta quinta (15). Mesmo assim, a situação da seca ainda é preocupante na capital. No último domingo (11), o manancial superou a menor marca histórica de 2016 e chegou a 1,29 metro.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre