Acre
Projeto Cidadania e Justiça na Escola encerra atividades com entrega de prêmios para melhores redações
Ação promoveu palestras sobre direitos e deveres em 12 escolas de ensino fundamental da rede pública e após crianças confeccionam textos que são analisados e os melhores de cada escola e também os três primeiros lugares geral recebem prêmios
“De uma forma legal e divertida a Cartilha da Justiça me ajudou a compreender sobre a importância de conviver com o próximo de forma harmoniosa. Também despertou em mim a vontade de aprender mais sobre justiça e cidadania, onde todos devem cumprir seus deveres como cidadãos e exigir que seus direitos sejam respeitados”, escreveu a estudante Ellen Rose Pereira Marques na redação vencedora do 1º lugar do Projeto Cidadania e Justiça na Escola deste ano. A estudante leu o texto durante cerimônia de encerramento das atividades de 2024, nesta sexta-feira, 20, na Escola José Potyguara.
Ao longo do ano foram realizadas palestras em 12 escolas do 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública. As unidades que receberam magistradas, magistrados, promotores, advogados e colaboradores foram: Escola Chico Mendes, José Potyguara, Álvaro Vieira da Rocha, Elias Mansour Simão Filho, Francisco Oiticia, Monte Castelo, Francisco Salgado Filho, Georgete Eluan Kalume, Governador José Augusto, Clínio Brandão, José Sales de Araújo e Luís de Carvalho Fontinelle.
O projeto é realizado pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) e da Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud), junto com a Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), e também conta com a parceria da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC) e a Secretaria Municipal de Educação.
Após as palestras, as alunas e alunos de cada escola atendida elaboram redações que foram avaliadas e premiadas. Nesta manhã foram entregues certificados para as melhores redações de cada escola e depois realizada a premiação dos três primeiros colocados entre todas as unidades de ensino participantes. Cada um dos três primeiros ganhou um tablet, doado pela Asmac, e uma bolsa feita de resíduos plásticos, uma ecobag, para as mães das crianças vencedoras.
Veja o nome das vencedoras e vencedores:


Educação é essencial
Estavam no dispositivo de honra da cerimônia de encerramento as desembargadoras Regina Ferrari (presidente do TJAC) e Waldirene Cordeiro (coordenadora da CIJ), o juiz de Direito Gilberto Matos (presidente da Asmac), o defensor público Celso Araújo e a diretora da Escola José Potyguara, Denise de Souza. Todas e todos conversaram com as crianças presentes sobre a importância de se dedicarem aos estudos, além de alertarem para necessidade de transformação das práticas, especialmente, nossas condutas em relação ao meio ambiente, para que tenhamos um futuro melhor.

“Todo país que investiu desde o pré-natal de uma mãe até o Ensino Fundamental, investiu em creches, investiu em Educação, esses países prosperaram. Não há como nós guindarmos o lugar de prosperidade, de fraternidade de um mundo mais amoroso se não investirmos na Educação das nossas crianças, especialmente, porque a primeira infância é primordial. Nós sabemos o quanto custa a falta de um colo para uma criança na primeira infância, na segunda infância, o quanto custa um apoio, o quanto custa a falta de uma proteção e quanto custa a falta de Educação”, declarou Ferrari.
A coordenadora da CIJ, desembargadora Waldirene Cordeiro, discorreu sobre a importância da Educação e dos professores para a sociedade. A magistrada falou diretamente com as crianças presentes sobre a responsabilidade de cada um na promoção da cidadania, construção da paz e consciência ambiental.

“Vocês têm muito direitos, mas também tem obrigações. Qual a primeira obrigação que vocês têm aqui na escola, crianças? Estudar. Vocês têm que lembrar que tem crianças que infelizmente ainda não conseguimos trazer para escola. Então, aproveitem a oportunidade. Esse projeto é para começar a trabalhar com vocês, o que é servir ao seu país, seu Estado. É buscar sempre a paz, não brigar. Ser um bom cidadão, respeitar os colegas, a professora, pais e lembrar das sete palavrinhas mágicas: bom dia, boa tarde, boa noite, com licença, por favor, muito obrigada e aquele abraço”, falou Cordeiro.

O presidente da Asmac aconselhou as pequenas e os pequenos a sempre empenharem-se nas atividades: “Tudo que forem fazer, façam bem feito, façam o melhor de vocês. Desde a atividade que o professor passar para vocês, para escrever, a missão que seus pais derem para vocês fazerem dentro de casa. Isso nos torna melhores, seja lá qual for o objetivo de vocês, o que vocês pensam para o futuro, todo mundo quer ser feliz, ter uma vida boa. Mas, sempre que tiverem algo para fazer, façam o melhor que puderem”.
















Fonte: Tribunal de Justiça – AC
Comentários
Acre
Programação; XII Circuito Country de Epitaciolândia 2025 promete 4 dias de festa com grandes atrações
Evento consagrado no calendário acreano anuncia programação recheada de rodeio, shows nacionais e cultura sertaneja na regional do alto acre

Os organizadores do XII Circuito Country 2025, promete reunir centenas de participantes no início oficial da edição deste ano do famoso festival sertanejo em Epitaciolândia. Foto Art
A cidade de Epitaciolândia já pode começar a contar os dias para o XII Circuito Country, um dos maiores eventos de cultura sertaneja da regional do alto acre. Com quatro dias de programação intensa, a festa promete reunir grandes nomes da música country nacional e regional, além de tradicionais provas de rodeio, escolha da “Garota Country 2025” que animam o público todos os anos.
O que esperar do evento?
Shows com artistas regional, acre e de renome nacional
Competições de rodeio com os melhores peões da região, do estado e da região norte
Praça de alimentação com comidas típicas e gastronomia local
Espaços temáticos para toda a família
Festa consolidada no calendário acreano
O Circuito Country de Epitaciolândia já se tornou tradição e atrai turistas de todo o estado e até de regiões vizinhas. Em 2025, a expectativa é superar o público das edições anteriores, com uma estrutura ainda melhor e mais atrações.
Epitaciolândia se prepara para a maior cavalgada da história durante o XII Circuito Country
No sábado, dia 3 de maio, Epitaciolândia será palco de um espetáculo único: a maior cavalgada dos últimos tempos, segundo os organizadores do XII Circuito Country 2025. O tradicional desfile de cavaleiros e amazonas promete reunir centenas de participantes e marcar a edição deste ano do famoso festival sertanejo.
Destaques do Evento:
- Percurso especial pelas principais ruas da cidade
- Participação recorde de cavaleiros de toda a região
- Desfile temático em homenagem à cultura country
- Prévia das atrações que animarão o sábado de Circuito Country
Expectativas dos Organizadores:
“Estamos preparando uma cavalgada para entrar para a história de Epitaciolândia. Será o maior e mais emocionante desfile equestre que nossa cidade já viu”, adiantou um dos coordenadores do evento.
Save the date!
Local: Parque de Eventos de Epitaciolândia
Data: Dias 1,2,3 e 4 de maio (programação de 4 dias)
Ingressos: entrada livre
Você sabia?
- O Circuito Country de Epitaciolândia é um dos maiores eventos do gênero na fronteira da regional do alto acre
- Na última edição, o público ultrapassou 10 mil pessoas por noite

Acompanhe as redes oficiais da Prefeitura de Epitaciolândia para não perder os próximos anúncios!
Comentários
Acre
Prefeito vistoria obras de ampliação da Escola Raimunda da Cunha Aires no bairro José Hassem em Epitaciolândia
Sérgio Lopes acompanha andamento da reforma que vai melhorar a estrutura educacional no bairro José Hassem

Prefeito fiscaliza avanço das obras em escola de Epitaciolândia. Foto: captada
O prefeito Sérgio Lopes realizou, na tarde desta terça-feira (02), uma vistoria técnica nas obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Raimunda da Cunha Aires, localizada no bairro José Hassem, em Epitaciolândia. A visita teve como objetivo acompanhar o andamento dos serviços e verificar a qualidade da execução.
Detalhes da Obra
- A intervenção inclui reforma das salas de aula, ampliação de espaços comuns e melhorias na infraestrutura para atender alunos e professores com mais conforto e segurança.
- A obra é considerada prioritária para a educação no município.
Fala do Prefeito
Durante a visita, Sérgio Lopes destacou a importância da modernização da unidade escolar:
“Estamos comprometidos em oferecer um ambiente digno e adequado para nossas crianças e jovens. A educação é a base para o futuro de Epitaciolândia, e investir nela é investir no desenvolvimento da nossa cidade.”

“A educação é a base para o futuro de Epitaciolândia, e investir nela é investir no desenvolvimento da nossa cidade.”. Foto: captada
O que está sendo feito na escola?
Reforma de salas de aula
Ampliação de áreas comuns
Melhorias na infraestrutura elétrica e hidráulica
Próximos passos:
- A prefeitura deve divulgar em breve o cronograma detalhado de conclusão.
- A comunidade escolar será informada sobre eventuais adaptações durante a obra.
Veja vídeo:
Comentários
Acre
Rio Branco registra aumento de imigrantes haitianos, venezuelanos e senegaleses; abrigo municipal opera acima da capacidade
A maioria vem de Assis Brasil, por iniciativa própria, sem passar pela Casa do Imigrante do município do interior

O secretário Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos Luz, explicou que as equipes de acolhimento estão nas ruas de Rio Branco. Foto: assessoria
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) de Rio Branco alerta para o crescente fluxo migratório na capital. Entre 18 de março e 1º de abril, 88 imigrantes – a maioria do Haiti, Venezuela, Senegal e Colômbia – chegaram à cidade.
O fenêmeno sobrecarrega a Casa do Imigrante, no Bosque, que opera com 64 pessoas (14 a mais que sua capacidade máxima de 50). Outras 33 chegaram nesta terça-feira e outras cinco estão sendo alocadas.
Segundo o diretor de Assistência Social, Ivan Ferreira, metade dos imigrantes é composta por crianças. A maioria vem de Assis Brasil, por iniciativa própria, sem passar pela Casa do Imigrante do município do interior.
Situação crítica no abrigo
- 33 novos imigrantes chegaram apenas nesta terça-feira (2)
- 5 pessoas aguardam alocação
- Metade dos acolhidos são crianças, segundo Ivan Ferreira, diretor de Assistência Social

Na Casa do Imigrante, que fica no Bosque, existem 64 pessoas, sendo que a capacidade máxima é de 50. Foto: cedida
“Estamos fazendo articulação com o Governo do Estado para buscar um caminho para acolhimento de todos que chegarem. A parceria é fundamental em situações como essas”, explicou Ivan Ferreira.
O secretário Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos Luz, explicou que as equipes de acolhimento estão nas ruas de Rio Branco, em plantão de 24 horas, para encontrar imigrantes. As 33 pessoas atendidas hoje estavam na rodoviária, sendo que 11 eram crianças.

Do dia 18 de março a 1 de abril, foram contabilizadas 88 pessoas vindas do Haiti, Senegal, Venezuela e Colômbia. Foto: cedida
Rota migratória preocupante
A maioria entra no Brasil por Assis Brasil, mas segue direto para Rio Branco sem passar pelo abrigo municipal da fronteira, dificultando o controle e a assistência organizada.
“A nossa secretaria está empenhada em atender da melhor forma todos que chegarem à nossa cidade. Também estamos verificando os motivos do aumento no fluxo”, finalizou João Marcos Luz.

As 33 pessoas atendidas hoje estavam na rodoviária, sendo que 11 eram crianças. Foto: cedida
Você precisa fazer login para comentar.