A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizou nesta quarta e quinta-feira, 17 e 18, em Rio Branco, uma capacitação em tratamento de feridas. Participaram profissionais de saúde de toda a rede estadual.
Visando beneficiar pacientes que apresentam lesões e feridas, oriundas ou não do tempo de internação, a capacitação tem o objetivo de esclarecer, aos médicos, enfermeiros e técnicos, métodos adequados para a utilização de tecnologias e coberturas industrializadas.
Curativos bioativos e interativos que aceleram o processo de cicatrização foram alguns dos itens demonstrados no curso. Patricia Mandroti, enfermeira do Grupo Medplus, empresa que forneceu o item para a Saúde, explicou: “O Estado fez a aquisição desses materiais e, como distribuidores, antes de realizar a entrega, promovemos a capacitação dos profissionais para a correta utilização”.
De acordo com a responsável do NEP do Pronto-Socorro da capital, Mônica Maia, o treinamento possibilitará aos profissionais capacitados um entendimento mais aguçado sobre o processo de cicatrização nos diversos tipos de pacientes.
“Estamos buscando substituir o método de cicatrização tradicional, com gaze e soro, que é mais prolongado e doloroso. Além dos inúmeros benefícios para o paciente, isso também diminui os custos de internação, porque, como será acelerado o processo de cicatrização, o paciente tem alta mais rápido”, disse.