Professores iniciam greve nesta terça-feira no Estado do Acre

Os cerca de 12 mil professores da rede estadual e do município de Rio Branco paralisam suas atividades a partir desta terça-feira (25). O anúncio da greve havia sido feito na semana passada, após assembleia geral realizada na praça Eurico Gaspar Dutra, no centro da capital acreana, quando a categoria, em conjunto com outros servidores da Educação, optou pelo movimento por não ter recebido proposta das respectivas administrações públicas. A concentração da mobilização será no mesmo local aonde aconteceu a assembleia geral, a partir das 8h.

Na pauta de reivindicações apresentada pelo Sindicato dos Professores Licenciados do Acre (Sinplac) estão itens como reajuste salarial de 15%, isonomia salarial dos professores de contrato provisório com os do quadro efetivo, reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), em cumprimento a Lei 12.014, que transformou funcionário de escola em profissional da educação, garantindo piso salarial e plano de carreira do pró-funcionário, em respeito ao seu tempo de serviço.

“A prefeitura tem como database o mês de janeiro e não apresentou nenhuma proposta. O governo apresentou algo e continuamos a dialogar”, dia a presidente do Sinplac, Alcielene Gurgel.

A greve dos professores deve afetar cerca de 40% das instituições públicas de ensino do Acre e, de acordo com Alcilene Gurgel, a expectativa é de que o movimento vá ganhando força com o passar dos dias, caso não seja tomada uma providência pelas secretarias responsáveis pela pasta tanto no Estado quanto no município de Rio Branco.

Por Freud Antunes

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima