Conecte-se conosco

Acre

Professores da Ufac suspendem deflagração de greve, mas continuam com a mobilização

Publicado

em

Em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira, 23, a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac), votou pela suspensão da deflagração de greve e aprovou a continuidade da mobilização, agora sem data específica de início da paralisação geral. A iniciativa teve a decisão ampla da maioria dos professores de Rio Branco e de Cruzeiro do Sul.

O resultado vai de acordo com a reunião que aconteceu dia 20 em Brasília (DF), com todas as entidades nacionais vinculadas ao Andes – Sindicato Nacional, que não confirmou o indicativo.

A categoria reivindica o reajuste emergencial dos salários do servidores públicos federais de 19,99%, a revogação do teto de gastos aprovado pelo Governo Federal, o término da tramitação da reforma administrativa e buscam melhores condições de trabalho para todos os funcionários nas instituições de ensino.

Os professores também discutiram a construção da próxima paralisação nacional, definida para o dia 28 deste mês, além do calendário das ações a serem realizadas em datas posteriores.

“Confirmamos aqui em assembleia, que iremos paralisar dia 28. Acho que é uma questão necessária, precisamos avaliar muito bem como está a nossa força para dar continuidade com mais potencialidade”, disse a presidente da Adufac, Letícia Mamed.

Comentários

Acre

Amigos pescam peixe que pode pesar mais de 200 quilos em rio da Bolívia

Publicado

em

Ironildo corrêa da Silva, o ‘Mano’, juntamente com Cirley Oliveira da Cunha, conhecido como ‘Xis’, após chegada em Epitaciolândia com o peixe – Foto: Jonys David ‘Ceará’

Não é história de pescador. Os amigos Cirley Oliveira da Cunha, conhecido como ‘Xis’, juntamente com o amigo Ironildo corrêa da Silva, o ‘Mano’, foram pescar no Rio Manobare, interior da Bolívia, onde tiveram uma grande surpresa.

Segundo Xis, que é irmão do senador acreano Sérgio Petecão, saíram da cidade de Epitaciolândia nesta quinta-feira (25), percorrendo por cerca de cinco horas de carro até o Rio Manobare, com mais três de barco até o local, para fazer uma boa pesca.

Em um dos lances de vara, Ironildo sentiu que algo teria fisgado o anzol, começando uma ‘batalha’ que teria levado cerca de três horas. Foi quando conseguiram puxar o peixe pelo cansaço, um Brachyplatystoma filamentosum, conhecido popularmente como piraíba, piratinga e piranambu. Um peixe de água doce da região amazônica da América do Sul, que pode atingir até 2,50 metros de comprimento e 300 quilos de peso facilmente.

Muitas pessoas que passavam no local, aproveitaram para tirar uma foto do peixe. Foto: Jonys David ‘Ceará’

Neste caso, o peixe alcançou os 2,40 metros e pode ultrapassar os 200 quilos. O peixe ainda seria pesado, já haviam retirado suas vísceras e não tinham uma balança no local.

O Peixe Piraíba é conhecido por grande parte dos pescadores e temido pelas comunidades ribeirinhas, pois muitos afirmam que o animal é capaz de engolir facilmente uma pessoa de estatura média.

Muitos curiosos foram até o local para tirar fotos com peixe, pois não é sempre que se vê um animal desse tamanho. Segundo Xis, será cortado em partes e colocado para gelar.

Tamanho do peixe impressiona – foto: Jonys David ‘Ceará’

Comentários

Continue lendo

Acre

OCA Xapuri completa treze anos de implantação com média de 200 atendimentos diários

Publicado

em

Em maio de 2010, na Rua Seis de Agosto, n° 12, do município de Xapuri, a Organização em Centros de Atendimento (OCA) foi inaugurada, sendo a primeira unidade a ser implantada pelo governo do Estado, e neste sábado, 27, comemora seus treze anos.

Prédio da OCA Xapuri. Foto: cedida

Desde a sua inauguração, a OCA Xapuri tem o propósito de progredir com a gestão pública, garantindo acolhimento humanizado e prestação de serviços de qualidade ao cidadão.

E tratando-se de deixar a população satisfeita com a qualidade dos serviços, a OCA Xapuri está sempre alcançando números surpreendentes. Ano passado, a porcentagem foi de 100% no índice de satisfação ao cidadão. Atualmente, a unidade xapuriense conta com oito órgãos parceiros que são: Junta de Serviço Militar (JSM), Sistema Nacional de Emprego (Sine), Divisão de Registro Escolar (Dire), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon) e Instituto de Identificação.

A Central de Xapuri chega a realizar uma média de 200 atendimentos diários. Só este ano a unidade já realizou mais de 14 mil atendimentos e possui um total de 694.108 atendimentos desde a sua inauguração.

A OCA Xapuri funciona das 7h30 às 13h30. Foto: cedida

Além dos números positivos e da celeridade e eficiência nos serviços, a Central também chama a atenção em sua arquitetura, por ser um prédio histórico e possuir uma estrutura mais rústica.

Em 2022, a unidade foi revitalizada pela primeira vez. Com investimentos de mais de R$ 600 mil, a grande obra foi bastante cuidadosa, pois manteve os detalhes históricos e também entregou um espaço modernizado e confortável para a população.

Prédio da OCA Xapuri logo após a sua primeira revitalização. Foto: Diego Gurgel/Secom

Para a cidadã Edileuza Caetano, o atendimento da OCA Xapuri tem sido além do esperado, já que os agentes públicos procuram tirar todas as dúvidas dos cidadãos, para que eles saiam da Central com soluções.

“Eu vim fazer minha identidade aqui na OCA, mas tive alguns problemas com minhas documentações. A atendente não me deixou ir embora sem resolver o que precisava, me auxiliou com os documentos e ainda consegui fazer minha identidade no mesmo dia. Todos são muito educados e prestativos”, afirma.

A Diretoria OCA realiza capacitações continuadas, tanto para qualificar, cada vez mais, os agentes públicos, quanto para manter em alinhamento o bom atendimento em todas as centrais. A OCA Xapuri conta com 23 agentes.

Capacitações são feitas frequentemente para que o atendimento ao cidadão seja sempre de qualidade e humanizado. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Nossos agentes estão de parabéns também, merecem toda a valorização pelo trabalho de excelência que desenvolvem. Os números e a satisfação do cidadão transmitem o trabalho dedicado e de qualidade que nossos servidores entregam”, parabeniza o secretário de Estado de Administração do Acre (Sead), Paulo Roberto Correia.

Comemoração dos treze anos da OCA Xapuri

Este ano a comemoração foi diferente. Mesmo com a data da celebração dos 13 anos sendo no final de semana, os agentes não deixaram a data passar despercebida.

A OCA Xapuri comemorou seu aniversário na sexta-feira, 26, durante o horário de funcionamento, das 7h30 às 13h30, junto com os cidadãos que iam até a Central. A unidade contou com ornamentação, bolo, salgadinhos e refrigerante.

Para a diretora da OCA, Francisca Brito, a população de Xapuri, desta vez, foi protagonista na comemoração. “Queríamos comemorar treze anos com quem está diariamente com a gente e faz sempre questão de reconhecer e valorizar nosso serviço: os cidadãos”, afirma.

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC, Ministério da Saúde e Sesecre discutem ampliação da cobertura vacinal no Acre

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) recebeu nesta sexta-feira, 26, a visita institucional de representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) para discutir estratégias voltadas para a ampliação da cobertura vacinal no estado.

Os profissionais foram recepcionados pelo procurador de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento, pelo secretário-geral do MPAC, promotor de Justiça Glaucio Oshiro, a procuradora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, Gilcely Evangelista, e o promotor de Justiça Ocimar Sales Júnior, que responde pela 1ª Promotoria da Saúde, Ocimar Sales Júnior.

Durante o encontro, o secretário estadual de Saúde, Pedro Pascoal, informou sobre o lançamento da campanha de multivacinação que ocorrerá no próximo sábado, 27, com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação da população, especialmente das crianças, para evitar o retorno e o agravamento de doenças anteriormente erradicadas, como poliomielite, rubéola, tétano e coqueluche. Segundo o gestor, a aproximação do Ministério Público é de fundamental importância para fortalecer a campanha.

Representando o Ministério da Saúde, o diretor do Departamento de Imunização, Éder Gatti, compartilhou informações sobre as ações e programas desenvolvidos pelo órgão para ampliar a cobertura vacinal em todo o país, destacando a articulação que vem sendo feita com gestores do Acre para melhorar os números relacionado a imunização.

“O Ministério da Saúde compreende que a parceria com os estados e municípios é fundamental para o funcionamento das políticas públicas. A parceria com o Ministério Público também é estratégica, pois o MP garante que a população tenha acesso à saúde como um direito”, disse Éder.

O procurador-geral agradeceu a visita e ressaltou que o MPAC está sempre disponível para cooperar com as ações do poder público que visam aumentar a cobertura vacinal e garantir a saúde da população acreana.

“Temos plena convicção da importância da vacinação. Inclusive, o Ministério Público do Acre e outros MPs firmaram um pacto nacional em favor da vacinação proposto pelo Conselho Nacional do Ministério Público. Portanto, a presença dessas instituições aqui reforça a nossa intenção de apoiar todas as iniciativas que são baseadas na ciência e que reforçam a necessidade das vacinas”, disse Danilo Lovisaro.

Também participaram da reunião, equipes técnicas do Programa de Imunização do Estado e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Acre (Cosems-AC).

Texto: Hudson Castelo
Foto: Tiago Teles

Comentários

Continue lendo

Em alta