Produção de aves gera emprego e renda pra assentados do Santa Quitéria

A Produção de frango caipirão tem garantido uma renda de até R$2000 a cada três meses, quando as aves atingem o ponto de abate, para o casal de assentados do PA Santa Quitéria em Brasiléia, Maria Valdeci Gomes e Sebastião Alves da Costa.

Por enquanto toda a produção está sendo vendida para os consumidores peruanos que vem no lote comprar as aves em ponto de abate. Mas, a expectativa do casal é utilizar os recursos do crédito fomento mulher pra ampliar a produção.

Com a compra de mais uma bomba d’água, ração, bebedouro e caixas d´água e mangueira o casal pretende expandir a produção pra atender a procura de consumidores em geral, que segundo eles, não pára de crescer.

O casal é uma das 200 famílias da região Assis Brasil/Brasiléia, que aguarda a conclusão da obra do abatedouro de frangos que está sendo concluído com recursos do Terra Sol pra atender produtores de frangos associados da região e assim poder fornecer aves abatidas pra merenda escolar.

A família produtora de aves recebeu créditos habitação, apoio inicial, é beneficiária do programa Bolsa Verde. Um programa de transferência de renda do governo, que atende famílias em situação de extrema pobreza, inscritas no Cadastro Único do governo federal, que desenvolvam atividades de conservação de recursos naturais no meio rural.

Horta abastece Brasiléia

No lote de 6,5 hectares o assentado Jovani Clécio Petter, Pólo Agroflorestal de Brasiléia cultiva uma variedade de hortaliças que abastece o mercado municipal de Brasiléia, lhe rendendo uma média de R$ 500 reais por fim de semana.

A família de agricultores familiares composta por ele, os pais, mais dois irmãos também entregam produtos como banana, mandioca, mamão, batata, celinha, peixe e hortaliças em geral pro Programa de Aquisição de Alimentos/PAA e Programa Nacional de Alimentação Escolar/PNAE, mercados institucionais que fomentam agricultura familiar.

Eles atribuem o bom desempenho na produção em geral, bem como a inclusão no programa PAA ao serviço de assistência técnica oferecido pela Emater, contratada pelo INCRA para esse serviço. “Devemos tudo ao Incra pois recebemos a terra e as condições para produzir”, reconheceu o produtor rural.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima