Privatização da Eletroacre entra na agenda do consumidor

Conselho do Consumidor alertado: insegurança e aumento

Adaílson Oliveira

O edital anunciando o leilão da CELG, a distribuidora de energia de Goiás, fez o Sindicato dos Urbanitários do Acre pedir uma audiência pública para discutir o futuro da Eletroacre. A empresa acriana está na lista das 10 distribuidoras que serão vendidas pelo Governo Federal. Os sindicalistas acreditam que a privatização trará desemprego para o setor e, para o consumidor, pode vir reajuste das tarifas.

O sindicato tem um vídeo mostrando a dificuldade da leitura dos padrões da área rural onde funciona o programa Luz para Todos. Um ramal intrafegável onde o leiturista é obrigado a fazer o trajeto a pé.

De acordo com o sindicalista Marcelo Jucá, são quase 43 mil residências atendidas com o Luz para Todos. O problema é que as dificuldades de acesso elevam o custo da manutenção. “Com toda essa dificuldade será que os novos proprietários da Eletroacre vão manter um programa que dá prejuízos”, questionou.

Outro projeto que pode parar é a construção do Linhão, interligando os municípios de Sena Madureira e Cruzeiro do Sul. A previsão da obra era começar em 2018 e já foi adiada para 2019.

“Se a venda da Eletroacre é para 2017, como certeza esse projeto pode ser engavetado. Ninguém sabe o que pode acontecer depois da privatização”, reclamou.

A direção da Eletroacre anunciou para o Conselho do Consumidor uma série de investimentos para os próximos anos em todo o Estado, principalmente para a distribuição de média e baixa tensão.

A previsão do programa Luz para Todos é chegar a 50 mil residências, mas, como a privatização da empresa deve ser feita ano que vem, esses investimentos podem não chegar.

Há dois anos, a Eletroacre era a única empresa do sistema Eletrobras que não dava prejuízo. Ano passado, essa história mudou: a empresa com 252 mil consumidores fechou no vermelho. Atualmente, 79% das ligações são residenciais, 11% rurais, 8,2% comerciais e apenas 0,3% industriais.

A inadimplência da Eletroacre também é alta. Todas as prefeituras e o Governo do Estado estão com as contas atrasadas, o que ajuda a aumentar os prejuízos.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima