Alexandre Lima
Cerca de seis taxis foram parados na BR 317, Estrada do Pacífico, sentido Brasiléia/Assis Brasil na manhã desta quinta-feira, dia 6 de junho, a poucos quilômetros de chegarem na fronteira com a Bolívia após Patrulheiros Rodoviários Federais – PRF, receberem uma denuncia de que estariam com excesso de passageiros.
A denuncia foi concretizada em pelo menos quatro, dos seis veículos que havia um passageiro a mais do permitido, que seria três atrás e dois na frente. Os passageiros em questão, seria haitianos que estão entrando em solo brasileiro em busca de refugio.
Segundo foi apurado com um dos taxistas, disse que estariam trazendo um passageiro a mais, pelo fato de que estes já não tem dinheiro, foram extorquidos pelos ‘coiotes’ peruanos e não teriam como chegar na cidade de Brasiléia, onde tem o abrigo para os refugiados.
Seguindo as normas de trânsito, os Patrulheiros Rodoviários Federais – PRF, multaram os taxistas em aproximadamente R$ 100 reais, além de perderem cinco pontos na carteira de habilitação, para que pudessem ser liberados em seguida.
Os haitianos que estavam em excesso, tiveram que aguardar na BR enquanto um veículo voltasse para busca-los. Foi informado por um dos patrulheiros que, um trabalho intensivo de fiscalização estará sendo realizado nas BR’s, com o apoio das polícias Civis, Federais, Militares e Exercito Brasileiro.
Todo esse trabalho, está inserido no programa de apoio à Copa das Confederações, juntamente com outras que já ocorrem com foco principal, o combate contra o tráfico de entorpecentes, armas, de pessoas e entrada de imigrantes ilegais no País.
Veja vídeo-reportagem com Almir Andrade.