A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou, nesta segunda-feira (4), os primeiros resultados da sua atuação efetiva no Vale do Juruá, por meio da unidade operacional implantada em Cruzeiro do Sul no dia 23 de julho. A nova base integra ações também nas regiões de Rio Branco e Xapuri, fortalecendo a presença da PRF no estado.
Segundo o chefe da Delegacia da PRF no Acre, inspetor Getúlio Azevedo, as ações iniciais têm priorizado a fiscalização de trânsito e a orientação de condutores. Mesmo com esse foco educativo, operações já registraram apreensões expressivas:
2 armas de fogo e 13 munições;
8 itens de contrabando;
2.511 mercadorias estrangeiras introduzidas ilegalmente;
301 kg de carne moída e 47 kg de queijo impróprios para o consumo;
2 mandados de prisão cumpridos;
1 veículo recolhido.
Azevedo destacou que muitas das mercadorias irregulares vêm da Bolívia, sendo transportadas por empresas locais. Ele afirmou ainda que a unidade está passando por ajustes para garantir atendimento 24 horas à população.
A estrutura provisória da PRF em Cruzeiro do Sul foi instalada em um prédio cedido temporariamente pelo Tribunal de Justiça do Acre. Um projeto para construção de uma sede própria no km 752 da BR-364, nas proximidades da saída da Variante, já está em andamento.
A PRF reforça que, neste momento inicial, o foco é educativo. Autuações estão sendo aplicadas apenas em casos de infrações graves ou situações que exigem a retenção de veículos.