A PRF alertou que o descaminho, além de prejudicar a economia nacional, representa um risco à saúde pública, já que os produtos ilegais não passam pela fiscalização sanitária obrigatória.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou, na última terça-feira (25 de fevereiro de 2025), as ações de fiscalização no km 115 da BR-364, em Rio Branco, no Acre, resultando na apreensão de quatro carregamentos de mercadorias irregulares de origem estrangeira. Os produtos, transportados sem o devido desembaraço aduaneiro, foram encontrados em veículos abordados pela PRF. Os condutores alegaram ter adquirido os itens na Bolívia.
A irregularidade nas documentações caracterizou o crime de descaminho, levando à apreensão das mercadorias e ao encaminhamento do caso à Delegacia da Receita Federal em Rio Branco para os procedimentos legais cabíveis. A PRF alertou que o descaminho, além de prejudicar a economia nacional, representa um risco à saúde pública, já que os produtos ilegais não passam pela fiscalização sanitária obrigatória.
A instituição reforçou o compromisso com a fiscalização rigorosa na região, visando coibir práticas ilegais e garantir a segurança e o bem-estar da população.